Eleições 2024: quem deve concorrer a prefeito de Guabiruba em outubro
Pela primeira vez desde recriação, MDB deve ficar de fora da “cabeça de chapa” nas eleições do município
Pela primeira vez desde recriação, MDB deve ficar de fora da “cabeça de chapa” nas eleições do município
Três nomes devem disputar o cargo de prefeito de Guabiruba nas eleições de outubro, assim como ocorreu em 2020. Tradicional partido, o MDB deve ficar de fora da “cabeça de chapa” nas eleições do município pela primeira vez desde a recriação da sigla, após o fim do bipartidarismo, em 1980. A tendência é que os emedebistas ocupem, desta vez, a vaga de vice.
O PP, partido que comanda a prefeitura desde 2012, já anunciou que terá candidato. O PL, que concorreu ao Executivo guabirubense em 2020, deve entrar na disputa novamente. A novidade é o Podemos, partido que não tem representantes na Câmara. Os pré-candidatos a prefeito da cidade são: Marcos Habitzreuter (Podemos), Valmir Zirke (PP) e Waldemiro Dalbosco (PL).
O Podemos aposta no advogado Marcos Habitzreuter na disputa à prefeitura. O candidato a vice-prefeito na chapa deve ser o ex-prefeito Orides Kormann (MDB), presença frequente em eleições do município ao longo da história. Marcos foi o candidato a deputado estadual mais votado da cidade nas eleições de 2022.
O advogado já disputou diversas eleições, mas nunca foi eleito. A dobradinha entre Marcos e Orides pode marcar o fim de uma série histórica do MDB na cabeça de chapa nas eleições de Guabiruba. Marcos já concorreu ao Executivo em 2020 e ficou em terceiro na contagem de votos.
O prefeito Valmir Zirke vai concorrer à reeleição. Os atritos entre ele e o partido, o PP, parece que ficaram no passado. A sigla já anunciou apoio à reeleição do chefe do Executivo. O vice-prefeito Cledson Kormann (PSD) não deve mais ser parceiro de chapa de Zirke. Um outro nome está em análise.
A reportagem de O Município apurou que o PP tem, atualmente, duas prioridades para a vaga de vice-prefeito. Uma delas é buscar composição com o PL, e a outra, é concorrer com “chapa pura”, com a possibilidade de o ex-vereador Jorge Kohler (PP) ser o vice.
O presidente da Câmara de Guabiruba, vereador Waldemiro Dalbosco, único parlamentar do PL no Legislativo, é o pré-candidato do partido à prefeitura. A intenção de Waldemiro em disputar o Executivo é antiga e pode se concretizar nas eleições de outubro. Em dezembro, o PL confirmou em evento a pré-candidatura do vereador.
Nas eleições de 2020, o PL lançou Marcos Habitzreuter à disputa. Agora, o partido e o advogado devem estar em lados opostos. A pré-candidatura de Waldemiro foi confirmada pelo presidente do PL de Brusque, Aldinei de Souza, o Nei, em entrevista ao jornal O Município.
Médica na UTI Móvel do Samu atende homem com mandíbula arrancada em seu primeiro plantão: