Em cerimônia, prefeito reconhece melhor desempenho de Brusque no Jasc nos últimos anos

O evento foi celebrado no auditório da FME, onde houve exposição de todos os troféus e algumas medalhas obtidas em Itajaí

Em cerimônia, prefeito reconhece melhor desempenho de Brusque no Jasc nos últimos anos

O evento foi celebrado no auditório da FME, onde houve exposição de todos os troféus e algumas medalhas obtidas em Itajaí

Os números de Brusque nesta edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) impressionaram o prefeito Paulo Eccel. Como uma forma de reconhecer os sete troféus, 37 medalhas e 68 pontos conquistados – que geraram a melhor colocação de Brusque nos últimos quatro anos – Eccel realizou, juntamente com a Fundação Municipal de Esportes (FME) uma cerimônia de agradecimento aos atletas envolvidos e à comissão técnica.
O evento foi celebrado no auditório da FME, onde houve exposição de todos os troféus e algumas medalhas obtidas em Itajaí. Na parede do local foram projetadas imagens de momentos especiais dos Jasc para Brusque.
Eccel diz que Brusque é exemplo
A atual gestão municipal assumiu a responsabilidade de não contar com atletas de fora de Brusque. A atitude vai na contramão da grande campeã desta edição, Itajaí, bem como das principais vencedoras do troféu geral dos Jasc, Blumenau e Joinville.

Mas para Eccel, Brusque é um exemplo de que bons números podem ser alcançados mesmo com aposta em atletas locais. “Sabemos como conduzimos esse projeto. Se todos os municípios seguissem nosso exemplo, com certeza brigaríamos pelo troféu geral”, afirma o prefeito. Para ele, Arthur Schlösser e Rubens Facchini, ‘pais’ dos Jasc, não criaram a competição para que atletas de outros municípios e estados defendessem delegações por meio de contratação.

O coordenador do xadrez nos Jasc, Pedro Flores, concordou com o prefeito e valorizou a prata conquistada pela modalidade. “Mesmo apostando em atletas daqui, faturamos medalha e deixamos para trás enxadristas contratados. Talvez um dia eles se conscientizem e tudo volte a ser como era antes”.

Apesar de Brusque não ter ficado entre os três primeiros colocados, Eccel reconheceu o desempenho dos atletas que competiram em 16 modalidades. “Agradeço pela dedicação, força e empenho”.
Setor privado precisa colaborar
O chefe do executivo municipal admite que o apoio que os atletas recebem não é o ideal. Muito por que, segundo ele, o próprio município não tem recursos para investir da maneira como pretendia. O apoio, para Eccel, deveria surgir também do setor privado, o que acontece pouco dentro de Brusque. “Podemos contar nos dedos de uma mão as empresas parceiras do esporte”. O prefeito citou o Barateiro e a Latina Têxtil como exemplos de grupos privados que incentivam o esporte.

Eccel pediu, durante seu discurso, sugestões de ideias para aproximar as empresas das modalidades esportivas. “É importante que os empresários entendam que o esporte agrega valor à marca”.
Surpresa agradável
Segundo o superintendente da FME, Deivis Silva, a colocação de Brusque surpreendeu. O quinto lugar é a melhor posição do município desde 2010, quando o município foi sede dos Jasc. Porém, justamente por ser o palco do evento quatro anos atrás, o município estava automaticamente credenciado para todas as modalidades, sem passar por fase regional.

Nesta edição, portanto, o município participou de um número bem mais reduzido de esportes, e mesmo assim conseguiu desempenho semelhante. “Tudo isso faz com que nos orgulhemos desta edição dos Jasc. Ficamos atrás de municípios tradicionais, como Itajaí e Blumenau, mas da mesma forma ficamos à frente de outras cidades que sempre são destaque no evento, como Criciúma e Jaraguá do Sul”, destaca Silva.

O diretor técnico da FME, Delmar Tondolo, exaltou o bom clima entre atletas e comissão no alojamento em Itajaí. Segundo ele, Brusque é sempre destaque em organização e respeito nas competições onde participa. “Somos queridos por onde passamos, graças ao nosso comportamento”.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo