Em comemoração aos 25 anos, Zoobotânico de Brusque inaugura três recintos

Programação de aniversário contou ainda com presentes para os animais

Em comemoração aos 25 anos, Zoobotânico de Brusque inaugura três recintos

Programação de aniversário contou ainda com presentes para os animais

Para celebrar os 25 anos de fundação do Parque Zoobotânico de Brusque, novos recintos foram inaugurados na tarde desta terça-feira, 19.

Três espaços desativados há oito anos agora abrigam cinco corujas buraqueiras, dez papagaios chauá e um ouriço cacheiro. Autoridades e alunos do 4º ano da Escola de Ensino Fundamental Alberto Pretti, do bairro Limeira, participaram do evento.

Os recintos possuem cerca de 20 metros quadrados cada e estão localizados a um quilômetro da entrada do parque. Além disso, há um pergolado e bancos para o público sentar.

As corujas, vítimas de maus tratos, vieram do Centro de Triagem de Animais Silvestres de Santa Catarina (Cetas), de Florianópolis, e chegaram no zoo em maio. Os papagaios foram trazidos do zoológico de Curitiba (PR) neste mês. Já o ouriço chegou no fim de junho e foi encontrado no bairro Limeira.

A diretora do parque, Milene Pugliese Zapala, diz que os novos recintos proporcionam mais qualidade de vida aos bichos. “Para nós é muita alegria, pois qualquer zoológico quer dar o melhor para os seus animais. Eles dependem da gente e o nosso trabalho é esse”.

Entre os reparos, os telhados foram trocados, os locais ganharam nova pintura, calçadas e cercas e troncos de madeiras (‘moeirões’). Além disso, foi instalado um pergolado. A diretora conta que os recintos estavam desativados por falta de manutenção.

Enriquecimento ambiental também fez parte da programação dos 25 anos do zoo/ Prefeitura de Brusque/Divulgação

Dia especial para os animais
Enriquecimento ambiental de onças, macaco rhesus e macaco mandril também fizeram parte da programação dos 25 anos do Zoobotânico. Conforme a bióloga e coordenadora de Educação Ambiental, Carla Molleri, o enriquecimento é “uma maneira de simular a vida destes animais em vida livre e estimulá-los a procurar alimentos”.

Os macacos receberam bolo de frutas – melancia com kiwi, laranja, uva, couve, entre outros e as onças uma caixa de presente fechada com coelho abatido envolvido em feno. Estes animais foram escolhidos por serem os que estão há mais tempo no local. O macaco rhesus está há 18 anos, o mandril há 16 e as onças há cerca de 20 anos.

Para a diretora do zoo, os 25 anos foram de muitas lutas e alegrias. “É um desafio todos os dias cuidar destes animais, são muitos recintos e alguns precisam de reformas, mas ao mesmo tempo precisamos fazer aos poucos, pois é necessário planejamento”.

O parque
Hoje, o Zoobotânico conta com 170 animais, de 52 espécies e uma equipe de 32 profissionais. O parque fica aberto de terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h30. O valor do ingresso é de R$ 5. Crianças até 5 anos e idosos não pagam.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio