Em um ano, fila de espera de creches aumenta 170% em Brusque
São mais de 1,5 mil crianças no aguardo por uma vaga
São mais de 1,5 mil crianças no aguardo por uma vaga
São mais 1,5 mil crianças que aguardam uma vaga na creche em Brusque. De acordo com a secretária de Educação, Eliani Busnardo Buemo, a pasta registra aumento significativo de 170% de crianças inscritas no último ano. Os dados são deste mês e referentes a crianças de 6 meses até 4 anos de idade.
No total, são 1.689 crianças na fila. Deste número, a pasta diminui 171 por possuírem menos de 6 meses. Ou seja, são 1.518 crianças com idade ideal para matrícula.
Eliani explica que, quando há vagas em aberto, elas são preenchidas de acordo com a fila. “O programa Fila Única aqui na rede municipal tem um diferencial em relação aos outros municípios, que abrem um período e depois fecham. Eles não permitem que ao longo do ano, até a próxima abertura, seja feita inscrição. Mas o nosso modelo aqui fica aberto a todo tempo”, explica.
O programa só fecha nos períodos de matrícula, mas logo retorna. “No início do ano, após período de matrícula, a fila diminui. Ao longo do ano, ela vai aumentando”, continua.
A rede municipal de Brusque conta com 35 Centros de Educação Infantis (CEIs) e 14 Escolas de Educação Fundamental (EEF) que atendem Educação Infantil. Atualmente, são 6.956 crianças matriculadas. “Hoje, todas as unidades atendem 100%, mantendo apenas o atendimento remoto para crianças com comorbidades. São 98 crianças em atendimento remoto”, detalha.
Os número de crianças na fila são separados por série. O Berçário I, de crianças de 6 a 11 meses de idade, lidera com maior número. Em seguida, vem o Berçário II, de 1 a 2 anos, o Infantil I, de 2 a 3 anos, e o Infantil II, de 3 a 4 anos.
Segundo a secretária, há a projeção de mais 2 mil vagas para 2022, que são para as matrículas e a fila de espera. “Essas vagas se dão anualmente pelo movimento natural. Quem está no Berçário I avança para o Berçário II, do pré vai para o primeiro ano e assim por diante”, explica.
Ela destaca que, em 2021, com a abertura do CEI Hylário Zen e o CEI Nova Brasília, foram criadas novas vagas na rede municipal. Em 2022, a expectativa é também abrir o CEI Marli Terezinha no Loteamento Emma II, no bairro Limoeiro.
As rematrículas ocorrem de 1º a 5 de novembro. A transferência das crianças que já frequentam será de 8 a 12 de novembro. A abertura para novas matrículas iniciará em 16 de novembro e seguirá até dia 19. As matrículas e rematrículas ocorrem nas unidades escolares.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: