X
X

Buscar

Empresa de Brusque se sensibiliza e faz demolição de imóvel com risco de colapso, no Paquetá

Defesa Civil detectou a possibilidade de colapso da estrutura em 2018, mas prefeitura não tinha maquinário disponível

Após matéria veiculada pelo Jornal O Município na terça-feira, 31, o imóvel na travessa Lagoa Dourada, no bairro Paquetá, está sendo demolido. Os moradores aguardam desde 2018 para que isto acontecesse, e a casa está abandonada há dez anos. A iniciativa é do proprietário da TH Terraplanagens, Tiago Hoffmann.

Hoffmann conta que se sensibilizou com a história após ler o texto publicado pelo jornal. “Eu vi essa reportagem e decidi fazer essa doação para a prefeitura”.

Ele conversou com Rogério dos Santos, diretor-presidente do Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan), e se disponibilizou a fazer a demolição sem custos para o município ou para o proprietário do imóvel, que já havia autorizado a demolição anteriormente.

Após a conversa com Santos, Hoffmann recebeu a autorização para executar a demolição do imóvel. As máquinas começaram a trabalhar na manhã da quinta-feira, 2, e devem encerrar o serviço já nesta sexta-feira, 3.

Em fevereiro de 2018, a Defesa Civil vistoriou o local e identificou que a residência oferecia riscos de colapso, principalmente do telhado, que estava parcialmente destruído, e as paredes davam sinais de possível desmoronamento.

Brenda Pereira

Em maio de 2019, o Jornal O Município conversou com moradores e autoridades sobre preocupação com a instabilidade da estrutura. Desde então, moradores estão em contato com a Secretaria de Obras e o Ibplan para que o imóvel fosse demolido.

Depois de vários meses de idas e vindas, a secretaria de Obras informou aos moradores que a prefeitura não tinha maquinário para fazer a demolição. Hoffmann explica que uma escavadeira hidráulica está sendo utilizada nos trabalhos.