Encontro de Carros Antigos reúne amantes da cultura e de veículos vintage
Cerca de 400 automóveis estiveram expostos no pavilhão da Fenarreco neste final de semana
Carros dos mais variados modelos e marcas foram o atrativo deste final de semana no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, durante o 11º Encontro de Carros Antigos de Brusque. Cerca de 400 automóveis passaram pelo local no sábado, 1º, e domingo, 2.
O evento é uma maneira que o Brusque Car Club encontrou para manter viva a cultura do carro antigo e do chamado “mundo vintage”, como explica o presidente da entidade, Charles Baumgartner: “Vimos a necessidade de promover essa cultura, que envolve, além do carro antigo, as antiguidades, a música, a moda”.
Já em sua 11º edição, o evento possui um público fiel. São expositores e visitantes que vêm de cidades da região e também de fora do estado para admirar e compartilhar informações sobre os carros antigos. “Nessa cultura de conservação do carro, nosso evento tem essa particularidade que é proporcionar o relacionamento entre os proprietários, para que troquem conhecimento sobre os carros, as modificações, a preservação”, diz Baumgartner.
“Entre 30% e 40% dos carros expostos aqui são de proprietários brusquenses. O restante vem de cidades da região, normalmente mais próximas, como Gaspar ou Blumenau.”
Porém, os automóveis não são a única atração do evento, que conta com 60 bancas com exposição de antiguidades, venda de peças para carros, motocicletas e bicicletas e bazares de roupas vintage.
Clássico nacional
Maurice Formonte é o orgulhoso proprietário de um MP Lafer, que comprou em Barra Velha, há cerca de 20 anos, e que mantém em estado de perfeita conservação. Fabricado em 1979, o carro é uma relíquia tanto pela idade quanto pela exclusividade: o modelo foi produzido no Brasil por poucos anos.
Ele conta que esse modelo é inspirado nos esportivos britânicos da década de 1940, que impressionaram a esposa do produtor dos carros no Brasil. Ao voltarem de uma viagem à Europa, ele começou a produzir os veículos, que fizeram sucesso no país.
“É um carro clássico, que marcou época. Tem algumas personalidades que têm um desse, o Silvio Santos, o Raul Gil e acho que o Roberto Carlos também. Em Brusque, sou o único”, conta.
Na cidade, o MP Lafer roda em eventos, como casamentos, e também quando Formonte sai como Papai Noel na época de Natal.
Além de expor seu carro no evento, ele conta que foi ele quem trouxe a Brusque o conceito do “mercado de pulgas”, uma das atrações do encontro de antigos. “Antes havia as feiras de antiguidades. Eu morei nos Estados Unidos, e lá eles tem o ‘flea market’, que é isso, o mercado de pulgas. Quando eu voltei comecei a fazer, e hoje é um sucesso junto aos clubes de carros antigos.”
Paixão pelos quadrados
O gosto por carros de Alex Maçaneiro começou ainda quando criança. Já mais velho, encontrou amigos com esse mesmo interesse e, então, surgiu o Clube Quadrados de Brusque, que reúne proprietários de automóveis antigos, em especial os ditos “quadrados”, modelos produzidos pela Volkswagen.
Proprietário de uma Parati GL 94, ele conta que realizou um processo de restauração em todo o carro, que foi adquirido há cerca de três anos. “Ele roda normalmente, mas precisa de mais manutenção, já que tem um motor turbo. É um carro mais de final de semana, pra lazer.”
A ideia de Alex é adquirir mais carros e, aos poucos, montar uma coleção. Por enquanto, já tem a Parati e uma Saveiro, fabricada em 1991. “Eu tive um Fusca antes, e a vontade é ter um de novo”, conta. “Mas antes vou restaurar a Saveiro.”
Coleção variada
Com 13 automóveis expostos, o Vintage Car Club veio de Gaspar para participar do encontro. São carros de diferentes marcas e modelos, com grande variedade: nenhum deles está repetido e, em sua maioria, mantém a originalidade das peças.
“Alguns carros tiveram melhorias no motor e na suspensão, mas a nossa tendência é manter o padrão original”, explica Felipe Mondini, presidente do grupo. Fundado em 2005, o Vintage Car Club reúne Fords, Chevrolets, Jeeps e muitos outros, além do carro que Mondini classifica como “o mais charmoso” da coleção: o Shelby Cobra 600HP.
Uma réplica do modelo original, datado da década de 1960, o carro foi feito nos anos 1990 com peças originais do veículo americano. “É um carro exclusivo, foram feitas poucas unidades. É difícil encontrar um desses, em Santa Catarina não tem.”