Entrega do Plano Municipal de Mobilidade Urbana está prevista para o fim de junho

Entretanto, o prazo para a finalização é em abril deste ano

Entrega do Plano Municipal de Mobilidade Urbana está prevista para o fim de junho

Entretanto, o prazo para a finalização é em abril deste ano

O Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Brusque tem previsão para ser entregue no fim de junho deste ano. O prazo do contrato para elaboração do plano entre Prefeitura e Unifebe é junho, podendo ser prorrogado por mais dois meses, caso seja necessário.

Entretanto o prazo para a entrega termina em abril, conforme estipulado pelo governo federal.

Veja também:
CDL de Brusque pretende implantar aplicativo para a Área Azul neste ano

Brusque goleia Metropolitano e termina turno em quinto lugar no Catarinense

Estudo mostra quanto os municípios de Brusque investem em recursos próprios na saúde 

 

Desde setembro do ano passado, o projeto está sendo desenvolvido pelo Centro Universitário de Brusque (Unifebe), após um convênio firmado com a prefeitura.

A equipe é formada por sete professores de diferentes áreas do conhecimento. Além disso, devido a uma parceria da prefeitura com o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha, o grupo recebe consultorias do professor Christoph Hupfer, que coordena o curso de Gestão de Sistemas de Tráfego da Universidade de Ciências Aplicadas de Karlsruhe.

A professora Patrícia Kuwer, presidente da Comissão para o Desenvolvimento do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Brusque conta que atualmente a equipe está finalizando a coleta de dados.

As informações foram coletadas a partir de contagens elencadas de dados da Polícia Militar, do transporte coletivo e observações do trânsito.

Além disso, há um questionário online para que a população responda e contribua nesta etapa do projeto. “Essa participação da comunidade é extremamente importante. Não tem como fazer um bom trabalho sem a participação popular”, ressalta Patrícia.

O objetivo é recolher informações de deslocamento da população, saber quais os lugares frequentados. “Precisamos entender quais os deslocamentos mais comuns”, pontua.

Patrícia frisa que a participação da população é fundamental para o desenvolvimento do plano e que não é preciso ter receio de fornecer as informações pois para preencher o formulário não é preciso informar nome e nem telefone. Para responder ao questionário, clique aqui.

Segundo a coordenadora, a equipe tem certa urgência na coleta destes dados pois só a partir deles é que será possível traçar um perfil da mobilidade urbana de Brusque.

Quando todos as informações estiveram coletadas, os dados serão inseridos em um software que simula as condições de tráfego na situação real. Esse sistema foi adquirido por meio de uma parceria com o os alemães, conforme noticiou O Município em abril de 2018. 

A partir disso, a equipe fará análises e poderá então, começar a pensar em soluções para a mobilidade urbana.

Contribuição estrangeira

Uma comitiva alemã do Distrito de Karlsruhe está em Brusque desde segunda-feira, 18. O grupo está na cidade para contribuir com o desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana de Brusque e permanece no município até o dia 28 deste mês.

Um dos integrantes da comitiva é o doutor em Gestão de Trânsito Christoph Hupfer, professor da Universidade de Karlsruhe. Ele presta consultoria ao grupo que elabora o plano.

Veja também:
Programa permite parcelamento de dívida ativa com o município de Brusque

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Polícia prende quadrilha de mulheres que furtava bolsas em ônibus de Blumenau

É  a quinta vez que Hupfer vem até a cidade para auxiliar nas atividades. Durante esta e a próxima semana, ele vai trabalhar com o grupo, preparando-os para as próximas etapas do projeto que envolvem a elaboração de cenários futuros para a mobilidade urbana.

A comitiva alemã participou na segunda-feira, 18, de um encontro com a diretoria da Associação Empresarial de Brusque (Acibr) para discutir o futuro da mobilidade urbana em Brusque.

População pode ajudar

Na noite de terça-feira, 19, a Unifebe deu início a uma programação de reuniões com a população para ouvir a opinião de quem se locomove pela cidade.

A primeira reunião foi com os moradores dos bairros Souza Cruz, Azambuja e Jardim Maluche, no salão da capela Nossa Senhora de Fátima.

“Nós saímos da área de trabalho técnica para poder ouvir quais são as suas vontades”, comenta Patrícia.

A programação se estende até abril. Confira:

Projeto Nakopa

O projeto Nakopa é uma cooperação entre a Universidade de Karlsruhe e a Unifebe, fruto da parceria entre a prefeitura de Brusque e o Distrito de Karlsruhe, que oportuniza e financia o desenvolvimento de ações que melhoram pontos como a mobilidade urbana e o clima.

O Nakopa é uma ação a parte da elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Brusque. O projeto Nakopa já adquiriu câmeras de segurança que serão instaladas para o monitoramento do trânsito.

Além disso, também está em desenvolvimento o programa bike sharing, que consiste no compartilhamento de bicicletas entre a população, e que será implantado nos próximos meses.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo