Na tarde desta quarta-feira, 12, foram dados os primeiros passos para a execução do túnel liner – também denominado “travessia não destrutiva” do PAC Macrodrenagem na Bacia Nova Brasília. Agora, o trecho passa pela preparação de um “poço de visita”, que é uma das primeiras etapas antes das escavações.
As escavações programadas para começar a partir da caixa de passagem, localizada na rua Osvaldo Niebhur, ao lado do Sérgio Caminhões, foram transferidas para 10 metros à frente, dentro da faixa de domínio da rodovia para minimizar os problemas com o trânsito. A travessia não destrutiva terá 177 metros de extensão, 2,6 metros de diâmetro e fará a ligação pela rodovia Antônio Heil entre a drenagem dos dois pontos da rua Osvaldo Niebhur.
Entenda
Por meio de enfilagem marcha avante, onde é feito a fixação de barras de aço, o túnel começa a ganhar forma. Após a colocação das barras, o maquinário começa a inserir as aduelas, peças em formato redondo que juntas formam o túnel.
A estimativa é que seja escavado um metro por dia trabalhado. Com a finalização da montagem do túnel, a equipe iniciará o último serviço que antecede a finalização da travessia: a concretagem do fundo interno das aduelas. O concreto garantirá a proteção das chapas de aço e o escoramento das peças.
Bacia Nova Brasília
Com a execução do túnel liner, os serviços de macrodrenagem são retomados no local. A obra Bacia Nova Brasília teve início com a implantação de 585 metros de tubos de um metro de diâmetro na rua Osvaldo Niebhur, vindos em direção à Rodovia Antônio Heil, nas proximidades da empresa Manatex.
Para dar maior vazão à água, mais 276 metros de tubos de 1,5 metros de diâmetro foram implantados ao longo da rua Osvaldo Niebhur. Até o cruzamento com a rua Ervino Niebhur foram assentados outros 272 metros de tubos de 2 metros de diâmetro.
Ainda na rua Osvaldo Niebhur, outros 156 metros de galerias de 2×2 metros já implantadas até as proximidades do seminário aguardam a junção por meio do túnel liner com os 261 metros de galerias de 2,5×2,5 metros. A obra seguiu então em direção a rua Sete de Setembro com o assentamento de galerias de 3×3 metros, até as proximidades da Sorveteria Maroma.
Até o momento, de acordo com a Prefeitura de Brusque, 28,63% da obra estão concluídos. Dos R$ 6.199.447,49 investidos para a realização dos serviços, R$ 1.774.908,62 foram pagos pelas ações concluídas.