Escolas da rede municipal de Brusque são premiadas em feira de matemática; saiba quais
Centro de Educação Infantil Hilda Anna Eccel I e a Escola de Jovens Adultos e Idosos (EJA), marcaram presença no evento
O mês de novembro foi marcado por uma conquista para duas unidades escolares da rede municipal de ensino de Brusque. Nos dias 7 e 8, elas foram premiadas na 39ª edição da Feira Catarinense de Matemática, realizada em Rio dos Cedros.
A Educação Infantil foi representada pela coordenadora pedagógica Graciela Nunes Duarte e pela professora Tatiane de Lima Knihs, do Centro de Educação Infantil Hilda Anna Eccel I.
A Escola de Jovens Adultos e Idosos foi representada pelos alunos Kailane de Souza e Lucas Rezini Zabel, juntamente com o diretor Renato Hörner e o professor Oscar Vinicius Dória, com apoio da equipe pedagógica.
Prêmio
A secretária de Educação, Franciele Mayer, explica que a creche recebeu o prêmio de destaque.
“As interações e brincadeiras foram os eixos norteadores que possibilitaram aos bebês vivenciarem e participarem das diversas experiências planejadas pela equipe, de forma individual, em pequenos ou grandes grupos, bem como na relação com os adultos, os objetos e o espaço nos contextos investigativos”.
Por meio da ludicidade e de momentos planejados, a matemática foi inserida no dia a dia das crianças de modo intencional.
“Foram trabalhados conceitos de medidas, relações entre quantidades, dimensões, comparação de pesos e comprimentos, avaliação de distâncias, formas geométricas, contagem, que estão presentes no campo de experiência – Espaços, tempos, quantidades e transformações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Proposta Pedagógica da Rede Municipal de Brusque. Os bebês testaram hipóteses e construíram conhecimentos, agindo de novas formas sobre as propostas apresentadas pelas professoras e monitoras, que atuaram como mediadoras do processo educativo, garantindo o protagonismo deles”, complementa Franciele.
Desperdício de alimentos
Para a EJA, 2023 marcou a primeira participação na Feira de Matemática. Neste ano, a escola garantiu o prêmio de destaque com o projeto “Matemática: da fome ao desperdício”, que demonstrou, por meio de cálculos matemáticos e estatísticos, o quadro de desperdício de alimentos no Brasil e sua relação com a fome. A EJA de Brusque destacou-se entre os 120 participantes de todo o estado.
A ideia para o projeto surgiu a partir das notícias sobre as dificuldades de alimentação durante a enchente no Rio Grande do Sul e a possível escassez de arroz.
De acordo com a equipe gestora da EJA, os alunos apresentaram o projeto com brilhantismo e desenvoltura, elevando a autoestima dos participantes e incentivando outros alunos da escola a desenvolverem projetos.
Leia também:
1. Frente fria chega Brusque anunciando as noites mais frias de novembro
2. Mulher morre após grave acidente entre carro e carreta na BR-470
3. Abel Moda Vôlei perde quinta seguida e segue sem vencer na Superliga
4. Câncer de próstata: preconceito contra exame de toque pode causar diagnóstico tardio e piora na qualidade de vida
5. Colecionável Natal em Guabiruba: tudo o que você precisa saber
Assista agora mesmo!
Com história de superação, Celebration Beat foi casa de duplas sertanejas: