Escolas particulares de Brusque retornam com aulas presenciais; confira datas

Instituições tiveram plano de ação homologados pelo Comitê Municipal de Contingenciamento

Escolas particulares de Brusque retornam com aulas presenciais; confira datas

Instituições tiveram plano de ação homologados pelo Comitê Municipal de Contingenciamento

As escolas particulares de Brusque se preparam para retornar às aulas presenciais nas próximas semanas. As instituições elaboraram seus planos escolares que foram submetidos à aprovação do Comitê Municipal de Contingenciamento da Covid-19.

O comitê avalia todo o planejamento das escolas para o retorno, observando todos os procedimentos sanitários necessários para evitar a propagação do vírus. Se o documento está dentro dos padrões exigidos, é homologado e, então, as escolas podem iniciar o retorno das atividades presenciais.

Nesta quinta-feira, 22, o comitê municipal homologou o Plano de Contingenciamento de Brusque e os planos escolares de 16 escolas da rede estadual e privada do município.

Da rede privada, foram homologados os planos do Colégio Cônsul Carlos Renaux, Colégio São Luiz, Colégio Cultura/Uniavan, Sesc Escola e Colégio Unifebe.

Com a homologação, essas escolas já têm data para o início gradual das aulas presenciais.

Colégio São Luiz

O Colégio São Luiz terá o retorno do terceirão na próxima segunda-feira, 26. O diretor da instituição, padre Silvano João Costa, explica que o retorno dos alunos não será obrigatório. “Estamos fazendo uma enquete com os pais para saber quantos alunos vão retornar neste primeiro momento. A vinda não será obrigatória, os pais é que escolhem”.

Atualmente, o terceirão do Colégio São Luiz conta com 54 alunos. Se todos optarem por voltar, os estudantes serão divididos em grupos e será feito o rodízio nas aulas presenciais. 

Já no dia 3 de novembro está previsto o retorno dos alunos do nono e quinto anos. “Vamos voltar aos poucos, observando sempre o mapa de risco da nossa região”, afirma.

De acordo com o padre, as aulas serão transmitidas em tempo real para os alunos que optarem por ficar em casa. “Todo o equipamento já foi instalado e testado. Os que preferirem continuar em casa, vão assistir a mesma aula dos alunos que estiveram no colégio, inclusive, podendo interagir com o professor a qualquer momento”.

Correndo tudo bem no retorno das primeiras turmas, os estudantes das demais séries serão comunicados sobre a volta das atividades presenciais de cada turma.

Colégio Cônsul

Também será no dia 26 de outubro o retorno das primeiras turmas do Colégio Cônsul Carlos Renaux. De acordo com o diretor da instituição, Otto Grimm, os alunos do terceirão, nono e quinto ano serão os primeiros a voltarem às atividades presenciais.

As aulas funcionarão no sistema híbrido, que mistura as aulas presenciais e à distância. “O retorno às aulas presenciais vai depender dos pais. Toda criança tem direito de assistir a aula de casa se desejar. É uma decisão da família”.

O colégio realizou uma pesquisa com os pais e 65% afirmaram que querem o retorno das aulas presenciais. “Como as salas têm uma limitação, vamos atender 50% da turma. Se houver necessidade, haverá o sistema de rodízio entre os alunos”.

O diretor afirma que a escola montou um sistema que permite que os alunos que estão em casa acompanhem a aula ministrada no colégio em tempo real. “O professor vai poder interagir com o aluno que está em casa, assim como o aluno vai poder esclarecer dúvidas a qualquer momento”.

Colégio Cultura/Uniavan

No Colégio Cultura/Uniavan, as aulas presenciais para o Ensino Médio retornam nesta segunda-feira, 26, para aqueles que desejarem. A diretora da instituição, Cássia Krainski afirma que a equipe e os espaços estão preparados para atender os alunos nesta nova configuração. As demais turmas devem retornar às atividades presenciais gradativamente.

A instituição realizou uma enquete com as famílias e conforme a quantidade dos alunos que optarem pelas aulas presenciais, será feita a divisão da turma por grupos, de forma alternada, simultaneamente e on-line.

“As aulas que acontecerem dentro do ambiente escolar serão transmitidas simultaneamente para os alunos que estiverem em casa, sem qualquer prejuízo na aprendizagem. As salas estão demarcadas com o espaçamento necessário, respeitando a individualidade de cada aluno que retornará. Os recreios e intervalos serão monitorados com os mesmos cuidados e restrições”, diz.

Colégio Unifebe

No Colégio Unifebe, o planejamento para o retorno presencial foi feito há alguns meses. Como o plano foi homologado na quinta-feira, 22, a escola fixou o dia 26 de outubro como data para o retorno das atividades presenciais.

O diretor da instituição, Claudemir Aparecido Lopes, afirma que a estrutura está preparada desde agosto para receber os estudantes. “Fizemos investimentos em sala de aula, câmeras com alta resolução e os alunos que não puderem retornar instantaneamente, continuarão assistindo às aulas de casa em tempo real”.

Sesc Escola

O retorno do Sesc Escola está previsto para o dia 9 de novembro, somente para os alunos do quinto ano. Os estudantes da educação infantil terão o retorno escalonado nas semanas seguintes.

A gestora escolar Eliomara Rodrigues das Neves explica que na próxima semana serão realizadas reuniões on-line com os pais dos alunos para informar sobre o método de retorno das atividades.

“Como o número que temos de alunos é maior do que o recomendado neste momento, vamos trabalhar com o rodízio. Vamos apresentar para as famílias o formato dos rodízios e os pais ficarão livres para decidir se querem que o filho retorne ou continue em casa. Vamos atender a todos os alunos”.

Sesi Escola

A coordenadora de educação do Sesi, Sandra Freitas, destaca que a data prevista para o retorno das atividades na instituição é 9 de novembro, iniciando pelo ensino médio. A instituição ainda não teve seu plano homologado pelo Comitê Municipal.

De acordo com ela, a capacidade das salas será reduzida, obedecendo o distanciamento, por isso, metade da turma deve retornar ao presencial e a outra metade continuar à distância, fazendo um rodízio.

A instituição está comprando equipamentos para poder realizar a transmissão das aulas presenciais aos alunos que estarão em casa.

Confira as datas

Colégio São Luiz
26 de outubro – terceirão
3 de novembro – nono e quinto ano

Colégio Cônsul Carlos Renaux
26 de outubro – terceirão, nono e quinto ano

Colégio Cultura/Uniavan
26 de outubro – ensino médio

Colégio Unifebe
26 de outubro

Sesi Escola
9 de novembro – ensino médio

Sesc Escola
9 de novembro – quinto ano


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo