X
X

Buscar

Escolas públicas de Brusque, Guabiruba e Botuverá estão com rematrículas e matrículas abertas

Confira as datas e documentos necessários para o procedimento

As escolas municipais e estaduais já estão com rematrículas abertas. As redes de ensino dos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá realizarão as matrículas dos alunos que já frequentam as unidades escolares para, posteriormente, abrir as vagas para novos alunos.

Brusque
Em Brusque, o período de rematrícula das escolas municipais teve início na segunda-feira, 5, e se estende até sexta-feira, 9, tanto para a Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental.

As matrículas para alunos novos na Educação Infantil terão início no dia 19 e vão até 23 de novembro. Para os alunos do Ensino Fundamental, começam no dia 12 e estarão abertas até dia 14. Entre os dias 12 e 13, será realizada a transferência dos alunos que passam da Educação Infantil para o Fundamental.

Veja também:
Árvores soterradas há mais de mil anos são encontradas em Brusque 

Cidades da região começam organizar programação natalina 

Brusquenses comentam expectativa de título do Campeonato Brasileiro

Os seguintes documentos são necessários para o procedimento: certidão de nascimento, cartão de vacina atualizado e cartão do SUS; número do PIS e NIS (Número de Inscrição Social); CPF do aluno; comprovante de renda familiar ou declaração de renda bruta familiar, conforme modelo da Secretaria de Educação; comprovante de residência dos pais e/ou responsáveis e/ou contrato de aluguel, no qual neste caso, deverá ter assinatura devidamente reconhecida em cartório; CPF dos pais ou responsáveis; apresentação do protocolo do visto de permanência para as famílias estrangeiras; apresentação de documento comprobatório de guarda para as crianças que convivam com responsáveis, emitido pelo Juizado da Infância e Juventude.

Guabiruba
Em Guabiruba, as rematrículas na rede pública municipal tiveram início no dia 29 de outubro e finalizam nesta quarta-feira, 7. As novas matrículas serão realizadas entre 8 e 16 de novembro.

Para realizar as rematrículas e matrículas, é preciso estar munido dos seguintes documentos: certidão de nascimento (original e fotocópia); CPF ou RG, caso possua; comprovante de residência; uma foto 3×4; histórico escolar; atestado de frequência (em caso de transferência); cartão do SUS; cartão de vacina ou declaração dos pais e/ou responsáveis de que o aluno está com a vacinação em dia.

As instruções normativas que regulamentam o processo estão disponíveis no site da Prefeitura de Guabiruba.

Botuverá
Nas escolas municipais de Botuverá, o período de rematrícula teve início em 24 de outubro  e se encerra nesta quarta-feira, em 7 de novembro. As matrículas de novos alunos serão realizadas entre 8 e 23 de novembro.

De acordo com a Secretaria de Educação do município, a rematrícula é uma formalidade necessária para a atualização de cadastro escolar do aluno e deve ser realizada por todos aqueles que já frequentam as escolas e centros de educação infantil.

Para o procedimento, pais ou responsáveis dos alunos devem se dirigir à secretaria da unidade escolar com os seguintes documentos: CPF e RG, juntamente com o CPF, RG ou certidão de nascimento do aluno; carteira de vacinação e cartão do SUS do estudante.

Devido ao número de alunos atendidos, as rematrículas da creche e do jardim Anna Victória Pedrini serão realizadas no dia 5 e 6, das 7h às 17h, sem fechar para o almoço. As matrículas novas poderão ser efetuadas nos dias 7, 8 e 9, no mesmo horário.

Rede estadual
As matrículas para o ano letivo de 2019 nas escolas estaduais em Santa Catarina ocorrem entre os dias 19 e 23 de novembro. A unidade escolar deve ser escolhida pelos critérios de zoneamento, sendo a mais próxima da residência do estudante ou do local de trabalho dos responsáveis.

Veja também:
Rafael Horn, candidato da situação, apresenta propostas para OAB-SC

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Bandido assalta família no bairro Fortaleza, em Blumenau

O processo de matrícula deverá ser realizado diretamente nas escolas, presencialmente. É necessário levar os seguintes documentos: certidão de nascimento; carteira de identidade; atestado de frequência com indicação da etapa/ano em 2018 e histórico escolar; comprovante de residência atualizado (até três meses anteriores a matrícula); uma foto 3×4 (opcional); carteira de vacinação, para os estudantes do Ensino Fundamental; fotocópia do CPF dos pais ou responsáveis.

Para realizar a matrícula no Ensino Fundamental, a criança deve ter 6 anos completos até 31 de março de 2019. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), os alunos interessados em cursar o Ensino Fundamental precisam ter 15 anos completos até o ato da matrícula, ou 18 anos para o Ensino Médio.

A expectativa do governo estadual é receber cerca de 100 mil novos alunos nas 1.073 unidades escolares, em todas as modalidades de ensino ofertadas. Haverá um segundo momento para as matrículas, entre  4 e 7 de fevereiro.