Escritor brusquense vence 6º Prêmio Odisséia de Literatura Fantástica, em Porto Alegre
Saulo Adami concorreu na categoria narrativa curta de ficção científica
Saulo Adami concorreu na categoria narrativa curta de ficção científica
O escritor brusquense Saulo Adami venceu o 6º Prêmio Odisséia de Literatura Fantástica. A premiação aconteceu no domingo, 25, no Centro Cultural Érico Veríssimo, em Porto Alegre.
O prêmio tem como objetivo dar destaque e visibilidade à produção literária de escritores nos gêneros fantasia, horror e ficção científica.
Adami concorreu na categoria narrativa curta de ficção científica com o conto ‘A invasão dos Macacos’. A obra foi publicada no ano passado pela editora DTX, de Curitiba, em uma coletânea de contos escritos pelo brusquense baseado na série O Planeta dos Macacos.
Esta foi a primeira vez que Adami participou do prêmio. O brusquense diz que não esperava ficar com o primeiro lugar. “Quando fui informado que estava entre os três finalistas fiquei muito feliz, mas fui para a premiação sem pretensão nenhuma. O meu objetivo era ter contato com editoras e autores gaúchos e o prêmio foi uma grande surpresa”.
O autor diz que ficou sabendo do prêmio quando faltavam seis dias para encerrar as inscrições. Decidiu participar e dez dias depois foi informado que estava entre os três finalistas de sua categoria.
O conto que foi premiado neste domingo é um dos mais famosos do autor brusquense. ‘A invasão dos Macacos’ já foi premiado em 1998 pelo Clube Literário de Brasília. Também foi publicado em fanzines em Brusque e traduzido por Rosana Paza para o inglês, com publicação em países como Inglaterra e Canadá. O conto faz parte de quatro livros publicados por Adami.
O brusquense já está reunindo material para seu novo livro: Inteiro em Pedaços, que será lançado pela editora Estrada de Papel. O livro será uma coletânea de vários contos, inclusive, inéditos, com previsão de lançamento até o fim do ano.
“Espero voltar a Porto Alegre no próximo ano para participar de mais uma premiação”, destaca.