ESocial já está disponível para microempreendedor individual
Desde terça-feira, 16, está disponível para o microempreendedor individual (MEI) o acesso ao módulo simplificado do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Nesta primeira etapa, que é facultativa, somente estarão disponíveis os formulários para cadastramento dos dados do MEI e do empregado. A partir de julho, ainda de forma facultativa, […]
Desde terça-feira, 16, está disponível para o microempreendedor individual (MEI) o acesso ao módulo simplificado do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).
Nesta primeira etapa, que é facultativa, somente estarão disponíveis os formulários para cadastramento dos dados do MEI e do empregado. A partir de julho, ainda de forma facultativa, os empreendedores poderão cadastrar também informações das folhas de pagamento.
O cadastro de informações somente passará a ser obrigatório para o MEI em outubro.
Atualmente, existem 8 milhões de Microempreendedores Individuais formalizados. Desses, cerca de 150 mil possuem empregado formalizado.
“Muitos empreendedores não contratam por esbarrar nas barreiras da burocracia. Com a simplificação dos registros de pagamento, o eSocial sinaliza o potencial de geração de mais de 7 milhões de empregos por parte do MEI, que pode contratar um empregado e terá condições de gerir a folha de pagamento de forma simplificada, assim como já ocorre com o empregador doméstico”, ressalta o auditor-fiscal Altemir Linhares de Melo.
Veja também:
Imóvel dos Correios: tribunal adia julgamento de recurso da Comunidade Luterana
Dentista brusquense viaja até Angola para auxiliar povoado carente
Justiça condena loja de Brusque indenizar cliente que teve veículo furtado em estacionamento
Samae de Brusque emitiu 41 advertências durante período do decreto de racionamento
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Evanio Prestini cancela pedido de habeas corpus no STJ