Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Esquecidas no tempo das ADRs, associações de municípios começam a sair da hibernação

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Esquecidas no tempo das ADRs, associações de municípios começam a sair da hibernação

Raul Sartori

Degelo
As associações de municípios, relegadas, quando não completamente ignoradas nas recentes administrações estaduais – que priorizaram as secretarias regionais, depois agências de desenvolvimento, de finalidades completamente desviadas desde o início, já que se transformaram, de cara e convenientemente em cabide de emprego para políticos rejeitados nas urnas, estão saindo de longa hibernação. O governador Carlos Moisés está conversando muito com os prefeitos-presidentes de tais entidades para a já decidida municipalização de muitas ações do estado através delas, começando pelos contratos e convênios.

Futuro ministro?
Autarquia ligada ao MEC responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) criou comissão que vai rever as questões da prova, visando retirar enunciados que o governo considere de “viés ideológico”. Entre os três integrantes está o catarinense Gilberto Callado de Oliveira, procurador de Justiça do Ministério Público de SC, como representante da sociedade civil. Para lembrar: em análise recente sobre a composição do Supremo Tribunal Federal no mandato de Jair Bolsonaro, em que deverá nomear pelo menos três novos ministros, o jornal “O Estado de S. Paulo” cita Calado entre os mais cotados.

Veja também:
Banco Santander faz leilão de imóvel em Brusque

Tribunal de Justiça revoga ordem de prisão de Sandra Maria Bernardes

Brusquenses se preparam para primeira etapa do Catarinense de BMX

 

Normalidade
A propósito de manifestações, aqui, sobre o assunto, nossas universidade públicas – no nosso caso a UFSC – foram, sim, alvo de um inédito aparelhamento ideológico em épocas recentes. A volta à normalidade, longe de sectarismos, seria benvinda. É um despropósito generalizar e menosprezar nelas, apesar de, como em “ilhas” dentro da UFSC, sua reconhecida excelência em pesquisa, ensino e extensão.

Solidário
Após reafirmar, na tribuna, as contundentes declarações à Rádio Bandeirantes contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) recebeu imensa solidariedade de colegas, entre eles a do catarinense Esperidião Amin (PP).

Influência
O deputado federal Celso Maldaner (MDB-SC) é membro titular da Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania, a maior e mais importante da Câmara dos Deputados. É nela que será estudada, analisada e dada a admissibilidade da Reforma da Previdência. Anteontem, no primeiro debate após a instalação da comissão, ele propôs que neste primeiro momento se mantenha as regras para os trabalhadores do Regime Geral da Previdência e que se debata profundamente a aposentadoria dos servidores públicos e militares, para acabar com as distorções e regalias destes setores.

Agressores
Tem simpatia ampla na Assembleia Legislativa projeto de lei protocolado pelo deputado Maurício Eskudlark que veda a nomeação para cargos em comissão, tanto no âmbito estadual quanto municipal, de condenados por agredir mulheres. Muito homem vai ficar se lamentando.

Quem é
Se fosse tornada pública, como deveria, a lista dos 700 servidores do Executivo estadual que ganham auxílio-combustível – em alguns casos perto de R$ 5 mil mensais – haveria muitas surpresas. Consta que o penduricalho é dado exatamente para quem está no topo dos melhores salários. Lógico, dirão que é legal. Mas cheira imoralidade.

Veja também:
Como a oposição se tornou minoria na Câmara de Vereadores de Brusque

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Perícia contratada por advogados de Evanio Prestini culpa jovens pela tragédia

Down
No 7º Seminário Estadual e 6ª Jornada de Atualização sobre Síndrome de Down, ontem, em Florianópolis, destacou-se a sanção recente, pelo governador Carlos Moisés, da importante lei estadual 17.683, que dispõe sobre o dever de registro, pelos hospitais públicos e privados de SC, dos recém-nascidos com Síndrome de Down, e da imediata comunicação às instituições, entidades, federações e associações especializadas que desenvolvem atividades voltadas às pessoas com deficiência. Assim fica garantido o atendimento desde os primeiros dias de vida.

Veneno
As ações da Bayer caíam mais de 12% anteontem e ontem após um segundo júri nos Estados Unidos decidir que seu herbicida Roundup causa câncer. O produto é largamente usado na agricultura de SC e até por prefeituras e pelo governo estadual, para “matar” capim nas margens de ruas e estradas. A Bayer adquiriu a Monsanto, a fabricante de longa data do produto, por US$ 63 bilhões no ano passado.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo