Estado se nega a informar quem é beneficiado com incentivos fiscais em SC
Ecos
Trecho do discurso de posse do novo presidente do Tribunal de Contas do Estado, que ainda ecoa por aí e do qual se esperam consequências de fato: “Não é mais possível alguns setores da administração tributária do estado negarem acesso às informações necessárias para o exercício de nossa competência constitucional sobre matéria com base em uma interpretação, a meu ver, equivocada de sigilo fiscal”. O petardo foi em direção à Secretaria da Fazenda, que tem se negado a listar quem é beneficiado, pelo estado, com mais de R$ 5,3 bilhões de incentivos fiscais. Por serem amigos do rei?
Decepção
Se Jorge Bornhausen torceu calado para o desfecho da eleição para a presidência do Senado, seu irmão, Paulo, foi às redes sociais lamentar o telefonema de Jair Bolsonaro para Renan Calheiros. Escreveu: “Cumprimentar um criminoso, que foi líder da campanha do Haddad, do PT, pela vitória no MDB para ser candidato ao Senado, é uma bofetada nos seus 46 milhões de eleitores que gritaram meses a fio ‘Fora Renan’”.
Celesc
A Celesc deu todas as explicações possíveis sobre o sinistroso salto no valor das faturas de energia de janeiro, mas pouco convenceu. Na Assembleia Legislativa deve ser aprovado, facilmente, requerimento do MDB convocando a direção da estatal para dar mais esclarecimentos aos deputados. Enquanto isso, a imagem da empresa queima como um fusível.
Veja também:
Com base em decreto, Samae autua 13 moradores de Brusque por desperdício de água
Prefeitura de Brusque quer que empresa desocupe área no Maluche até o fim do mês
Som alto no Centro de Brusque incomoda comerciantes e consumidores
Decote
Quem conviveu e conheceu a deputada estadual Paulinha (PDT) na campanha eleitoral diz que ela sempre foi assim mesmo, dando-se o direito de mostrar seus dotes (e poderes) anatômicos, de forma natural para uma bela como é, sem jamais ser vulgar. E dizem que assim ela se comportará (e mostrará) em todo seu mandato.
Falastrões
Que isenção terão os ministros Marco Aurélio Melo e Celso de Melo, do Supremo Tribunal Federal, que já anteciparam seu voto em eventual pedido de inconstitucionalidade do pacote contra o crime proposto pelo ministro da Justiça, Sérgio Moro? Só pode ser despeito, arrogância. O melhor que fariam seria ficarem calados e se manifestar nos autos. Ajudariam muito.
Estrela
Queiram ou não, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, é a maior estrela do governo central, hoje. Nenhuma delegação estadual, inclusive a de SC, com todos os membros do Colegiado Superior de Segurança Pública, fez questão de posar com ele depois do encontro, em Brasilia, segunda-feira, em que foi apresentado o aguardado projeto de lei anticrime. Selfies devidamente exibidas nas redes sociais.
Patrimônio cultural
Para valorizar o patrimônio cultural da região Sul, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança hoje em Porto Alegre a campanha Patrimônio Cultural do Sul: Turismo Cultural como ativo para o desenvolvimento das cidades históricas. De SC fazem parte a Procissão do Senhor dos Passos, a Coleção Arqueológica João Alfredo Rohr e a Ilha do Campeche (sítio arqueológico e paisagístico), todos em Florianópolis.
Medieval
O TJ-SC confirmou júri popular para julgamento de um homem acusado de tentar matar sua companheira a golpes de facão, pelo simples fato dela ter se negado a cozinhar para ele. Parece que vivemos tempos medievais.
Veja também:
Na primeira instância, Comunidade Luterana perdeu posse de imóvel dos Correios
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Começa nesta sexta-feira o Roteiro Blumenau Gastronômico
Cânions 1
Projeto da deputada federal Geovânia de Sá (PSDB-SC) transforma Praia Grande, no extremo-sul catarinense, em “Capital Nacional dos Cânions”. O município é privilegiado: abriga os parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral, onde se localizam 11 cânions, entre eles o Itaimbezinho, o mais famoso da região e de relevância internacional, segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Cânions 2
Praia Grande e outros seis municípios formam o território que pretende se tornar o magnífico Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, projeto apoiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
OAB
A OAB nacional, naturalmente com o respaldo das seccionais estaduais, é contra a prisão após segunda instância. Perguntar não ofende: a entidade quer proteger o quinhão de advogados de notórios criminosos de colarinho branco, donos de fortunas conseguidas via roubo, tentando se livrar da cadeia?