Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Estratégia de Mauro Mariani, desembarque do PMDB de SC do barco de Michel Temer se assemelha a de Renan Calheiros

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Estratégia de Mauro Mariani, desembarque do PMDB de SC do barco de Michel Temer se assemelha a de Renan Calheiros

destaque : parceria

Raul Sartori

Corda bamba
O episódio da prisão do reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancelier, em setembro, e sua manutenção por 30 horas numa cela após ter sido algemado, ter os pés acorrentados e, nu, submetido a revista íntima, pode custar caro à delegada da Polícia Federal em SC, Érika Marena. Não só pelo fato em si, mas acrescido com o suicídio do professor e por não se ter até agora fatos concretos decorrentes das investigações que supostamente envolveriam Cancelier. Nesta terça-feira o novo diretor geral da Policia Federal, Fernando Segóvia, comunicará a troca na chefia de pelo menos 10 das 27 superintendências. Não será surpresa se houver substituição na de SC.

Audiência pública
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado realiza audiência pública amanhã para analisar as circunstâncias que levaram Cancellier à morte. Foram convidados  Claudio Lamachia, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil; José Sérgio da Silva Cristóvam, conselheiro estadual da OAB-SC; Diana Dias Sampaio, secretária-geral da Associação Nacional dos Técnicos de Nível Superior; Luis Eduardo Acosta, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior; e Juliano Scherner Rossi, procurador federal junto a UFSC.

Parceria
Coincidência ou não, a determinação do deputado federal Mauro Mariani (PMDB-SC) de fazer o que for possível para que seu partido desembarque do comprometido barco de Michel Temer é a mesma do corrupto cacique alagoano da mesma legenda, o senador Renan Calheiros. Tira o mérito.

PPs
O Partido Progressista tem dupla face. A podre, representada por sua liderança nacional, com o corrupto senador Ciro Nogueira, do Piauí, à frente; a boa, ainda preserva os progressistas catarinenses Esperidião Amin e Jorge Boeira, deputados federais que são completamente ignorados em todas as decisões da comprometida cúpula lá de cima. Um grupo que age por si e por seus interesses, unicamente.

Destaques culturais
Dia 4 de dezembro, às 20 horas, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, a Academia Catarinense de Letras e Artes premia personalidades e empossa novos membros. Por sua vasta contribuição, a medalha de personalidade literária vai para a escritora e editora Katherine Funke; nas artes visuais, para a artista e curadora Juliana Crispe; nas artes cênicas, à atriz Milena Moraes; na música, à violinista Iva Giracca e, pelo conjunto da obra, o grupo Cirquinho do Revirado, que completa 20 anos em 2017. Os novos acadêmicos são a artista Linda Poll e o ator e diretor Borges de Garuva. A lista demonstra a força de Joinville neste momento: Katherine, Linda e Garuva vivem naquela cidade.

Drama
A rede hoteleira da Capital vive um drama. Está recebendo pedidos de reserva para o Verão e alguns hotéis não sabem se contam ou não o que está acontecendo, ou seja, que fortes ressacas fizeram simplesmente sumir várias praias da Ilha de SC, motivo maior, quando não único, para a vinda de turistas.

Parque temático
Para matar a curiosidade, inclusive da coluna, dos que passam pelo Km 171 da BR 101, a uns sete quilômetros na margem direita no sentido norte-sul, em Tijucas, diante de intensas obras no local: ali está sendo construído, em empreendimento privado, em área de 15 mil m² de pavilhões que simulam quartéis do Exército, o Parque Histórico e Cultural do 14º Batalhão de Caçadores, uma nova concepção de entretenimento cultural em SC. Além de material sobre a história militar brasileira (com todos os equipamentos possíveis) terá loja de souvenires, auditório, cinema, biblioteca, área de estar, posto de atendimento médico, sanitários e até um corpo de guarda e hotel de trânsito de oficiais, com 28 apartamentos.

Lotação total
São tantas as entidades e pessoas (quase  50) que vão receber a Comenda do Legislativo, da Assembleia Legislativa, hoje, em sessão solene, que, para evitar superlotação e cumprir normas do Corpo de Bombeiros Militar, o acesso ao plenário não estará liberado a jornalistas e fotógrafos. Salvo exceções, é mais um festival de vaidades, com muitos deputados fazendo média com cabos eleitorais.

Mobilidade
A intenção é boa mas deve ser vetado integralmente pelo governador Raimundo Colombo, por ser inconstitucional – o Legislativo, por sua conta, não pode aprovar iniciativas que criam despesas para o Executivo – projeto de lei que cria no âmbito estadual programa de cadeira de rodas motorizada, destinado às pessoas com distrofia muscular progressiva.

DETALHES
O combate à corrupção em SC acaba de ganhar mais um aliado. É o Laboratório de Combate à Corrupção, junto ao MP-SC. Utiliza tecnologia de ponta para analisar dados financeiros e bancários, além de evidências digitais.

Felicíssimo com a repercussão de seu projeto em Lages – a Fábrica de Gaiteiros – o músico gaúcho Renato Borghetti está por trás da instalação de mais duas escolas para crianças e adolescentes interessadas em aprender gaita-ponto: São Joaquim e Blumenau.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio