Estudante brusquense é pré-selecionado no programa Parlamento Jovem Brasileiro

Aluno da escola João XXIII, Lemuel da Silva Tomaz aguarda resultado final, que sai em agosto

Estudante brusquense é pré-selecionado no programa Parlamento Jovem Brasileiro

Aluno da escola João XXIII, Lemuel da Silva Tomaz aguarda resultado final, que sai em agosto

O estudante do segundo ano da Escola de Ensino Básico João XXIII, Lemuel da Silva Tomaz, 16, foi um dos pré-selecionado no programa Parlamento Jovem Brasileiro 2019, na primeira etapa estadual. A ação é realizada pelas Secretarias de Educação de todos os estados e do Distrito Federal, e promovida pela Câmara dos Deputados.

“Quando eu vi a resposta, eu fiquei feliz demais. Eu estava tremendo, pulando de alegria, uma sensação maravilhosa”, relata. Agora, o prazo para sair o resultado final é 6 de agosto, no portal da Câmara dos Deputados e pela fanpage do programa.

Veja também:
Proprietário do casarão Strecker, demolido em 2014, é absolvido pelo Tribunal de Justiça

Em expansão, incubadora de empresas Citi Brusque vai selecionar novos projetos

Terceira pista de acesso à avenida Getúlio Vargas será liberada em breve

A ação possibilita a jovens participarem de um processo legislativo semelhante ao real, como deputados, em Brasília. Neste ano, o evento será do dia 23 a 27 de setembro. De centenas de projetos que passaram da primeira fase, 78 vão compor uma bancada de deputados jovens em uma jornada parlamentar. Dois destes serão de Santa Catarina

Lemuel foi um dos oito pré-selecionados no estado. Ao todo, 98 estudantes se inscreveram em Santa Catarina. Todos tiveram que elaborar e apresentar um projeto de lei, que estivesse de acordo com a realidade brasileira e que trouxesse uma proposta de solução para problemas relevantes ao Brasil.

O projeto de lei proposto por Lemuel garantiria bolsas de estudo para universitários que fizessem serviços comunitários. A proposta do estudante seria disponibilizar bolsas de 5% no primeiro semestre, acumulando mais 5% a cada período.

“Pensei nessa possibilidade de estar ajudando jovens a construir o seu sonho, o seu futuro, e ao mesmo tempo ajudar a sociedade”, explica. “Eu não tenho condições financeiras de fazer uma faculdade, para pagar mensalmente, até demos um jeito, mas é complicado”, continua.

Para Lemuel, o projeto de lei, além de ajudar jovens a estudarem, também aproximaria as pessoas. “Para a sociedade, seria ótimo que todos se conhecessem, que fossem unidos. É uma necessidade. Para que cada um ajude o outro”, completa.

O professor de história Kelwyn Pfleger, 36, levou o desafio para dentro das salas de aula como uma atividade extracurricular não-obrigatória. “Acabamos tendo adesão de alguns alunos, e, dentre esses, o do Lemuel foi o escolhido”, explica. “Uma ideia muito simples, que pode ser colocada em prática em todo o território nacional”, complementa.

Agora, os projetos pré-selecionados vão ser analisados na Câmara dos Deputados, por uma comissão formada por especialistas em processo legislativo.

Desde 2003, milhares de jovens já passaram pelo programa. Hoje, de acordo com o professor, muitos são lideranças em diversos cantos do Brasil. “É um programa que visa a inserção deles no mundo da política, não a partidária, mas a boa política. Nós como professores, temos um papel primordial nesse processo, que é incentivá-los”, conta.

Dedicação

Segundo o estudante, a iniciativa o aproximou ainda mais da política. “Eu nunca pensei em criar um projeto de lei. Para mim, foi tudo novo. O professor veio com essa ideia e eu fiquei animado”, conta Lemuel.

Veja também:
Design de Moda da Uniasselvi de Brusque busca parcerias para uso de desenhos dos estudantes

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Frota de veículos de Blumenau aumenta mais de 50% em dez anos

Para a mãe, a costureira Marileia Ribeiro da Silva Varela Tomaz, 43, o filho é motivo de orgulho, por ser um bom aluno e pela conquista. “Eu, como mãe coruja, por ele ser filho único, me sinto muito emocionada. Isso me deixou emotiva, porque ele está representando o colégio e Brusque”.

Pfleger leciona para Lemuel desde o início do ano. Para ele, o estudante é dedicado, acima da média. “Ele é um aluno engajado, envolvido, que procura estar atento para as demandas dos alunos de sua turma. É um aluno comprometido com mudança, com boas mudanças, sempre com o intuito de promover melhorias na sociedade”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo