Estudantes de Brusque estão prontos para competição mundial na Dinamarca

Campeonato de robótica Lego ocorre de 26 a 28 de maio, em Aarhus

Estudantes de Brusque estão prontos para competição mundial na Dinamarca

Campeonato de robótica Lego ocorre de 26 a 28 de maio, em Aarhus

Integrantes do time de robótica TecnoRob RED, composto por seis alunos do Sesi Escola em Brusque, estão contando as horas para viverem uma grande aventura em terras europeias. E não é pra menos. Após representar Santa Catarina na etapa nacional do torneio First Lego League (FLL), organizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) Nacional no início de março, hoje a garotada viaja para o Open European Championship, campeonato internacional de robótica Lego que ocorre na cidade de Aarhus, em solo dinamarquês, de 26 a 28 de maio.

Durante o torneio, primeiramente, as cerca de 120 equipes de várias partes do globo terão avaliados os seus projetos de pesquisa, baseado no desafio desta temporada que foi Animais Aliados (Animal Allies), incentivando os alunos a apresentar ideias que tornem a relação entre homens e animais amistosa para ambos. Os brusquenses tiveram a ideia de idealizar um site denominado Animal Friendship, que irá orientar os usuários a como procederem ao encontrar animais inofensivos ou não. O portal que deve entrar no ar nos próximos dias servirá de apoio para a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque (Fundema).

Após a parte teórica, é a vez robôs compostos de peças de Lego invadirem as mesas de desafios. As máquinas devem ser capazes de vencer diversos obstáculos impostos pelos juízes da competição em apenas dois minutos e meio.

E para que todos façam bonito no antigo continente, preparação é o que não pode faltar. De acordo com a professora do Sesi Escola e uma das técnicas do TecnoRob RED, Giane Moritz Duarte, a intenção é melhorar cada vez mais todos os aspectos que envolvem a apresentação do grupo, com destaque para a capacidade de trabalhar em equipe.

Capacidade de resolver problemas e aplicar as soluções tecnológicas, que são itens considerados de fundamental importância para os jurados. “Trabalhamos aos sábados, domingos, quase todos os dias à noite, porque agora é correr mesmo contra o relógio”, frisa.


Aulas com especialistas
A vontade de trazer uma premiação para o Sesi Escola em Brusque é realmente algo que move a equipe. Nos últimos dias 6 e 7 de maio, por exemplo, o juiz chefe da FLL, Gui Lima, direto de Minas Gerais (MG), compareceu na unidade escolar brusquense para horas de treinamento e consultoria com os adolescentes. Ele foi convidado a avaliar e preparar o time para representar o Brasil no Open European Championship. “Nosso foco foi conhecer melhor a apresentação da equipe, deixar que ela se julgue à partir da gravação da apresentação e a partir desse material fazer as mudanças necessárias para a evolução”, comentou Lima.

Toda a apresentação dos jovens terá de ser feita na língua inglesa. Apesar de quatro dos seis integrantes falarem fluentemente o inglês, todos passam por aulas intensivas com a professora Francineide Daivis dos Santos. Para ela, é bem interessante que todos tenham essa vivência para que a competência linguística melhore ainda mais no futuro. Aspectos como pronúncia e fluência estão sendo abordados durante as classes, para que a apresentação ocorra do modo mais natural possível.

Compõe o TecnoRob RED: Ana Carolina Nuss, Arthur Felipe Carminati, Marcelo Chagas Azambuja e João Guilherme Comandolli Jordão. Os torneios mundiais serão realizados ao longo do ano na Dinamarca, Austrália, Estados Unidos e Reino Unido. Ao todo 30 equipes vão representar o Brasil nas competições, com estudantes de 9 a 16 anos.

Confira mensagem enviada pela equipe:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo