Estudantes de Brusque são selecionados para concurso nacional de inovação
Mostra Inova Senai seleciona projetos que se destacam no país
Promover a capacidade empreendedora através do desenvolvimento de projetos de inovação para possíveis clientes é o objetivo da Mostra Inova Senai. Todos os anos, o concurso seleciona projetos que se destacam no país.
Este ano, Santa Catarina teve cinco projetos selecionados para a etapa nacional, sendo dois deles de cursos técnicos do Senai de Brusque. Um deles é o Bailey, criado pelos alunos Elídio Peirão Junior e Gilmar Antonio Zirke, do curso técnico em Mecânica. O outro projeto é o Home study, dos estudantes Edgar Pavesi, do curso de desenvolvimento de Sistemas e Matheus Winter, de Eletrotécnica, ambos sob a orientação do professor Wagner Correia.
Competiram na primeira etapa da Mostra Inova Senai, 143 projetos de todo o Brasil e 80 foram selecionados para a etapa nacional, que ocorre entre os dias 24 a 27 de novembro, em um evento online durante a semana de inovação. Os projetos serão avaliados ao vivo por uma banca de pitch formada por empresários.
“Nossos alunos já vieram com uma bagagem de experiência de desafios anteriores como o Gran Prix de Inovação, onde estiveram os alunos que desenvolveram o Home Study e agora, com o Bailey também sendo selecionado, notamos o crescimento profissional e pessoal dos alunos, o que demonstra o conhecimento adquirido durante as aulas, mesmo online”, ressalta o professor Wagner.
Segundo o gerente executivo do Senai no vale do Itajaí Mirim, Roberto Zen, “a partir do conhecimento adquirido durante as aulas e que depois pode ser expandido através de projetos como estes, que passam a ser conhecidos em todo o país, o Senai aprimora sua prática pedagógica com o foco na cultura de inovação, além de estar integrado à indústria e à comunidade.”
Os projetos
O Home Study é uma plataforma que reúne cursos pagos e gratuitos espalhados pela internet, categorizados por tema, com link para acesso e avaliação da qualidade. A solução visa auxiliar alunos que gastam muito tempo buscando formações adequadas e localizar cursos gratuitos para aqueles que não podem investir em programas pagos.
“Nós ficamos muito felizes, não esperávamos, mas agora, com a seleção para a etapa nacional, estamos entusiasmados para continuar desenvolvendo o projeto e, se Deus quiser, ganhar a etapa nacional”, contou o estudante Edgar Pavesi.
Outro projeto do Senai de Brusque que foi selecionado é o Bailey, uma plataforma de gestão de assinaturas focada no pequeno comércio pet.
A plataforma dá ao proprietário a oportunidade de gerir seus próprios planos de assinaturas e competir com os grandes operadores do mercado, oferecendo, como diferencial aos demais, a possibilidade de incluir no plano, o banho e tosa (por ser um serviço exclusivamente presencial).
“Estar entre os selecionados nos mostra o quanto valeu a pena todo o comprometimento e a dedicação do nosso grupo. Agora a gente espera mostrar nacionalmente todo o potencial da Bailey e o quanto ela pode ser útil nas mãos de pequenos empreendedores. Além disso, já estamos nos preparando para um futuro lançamento”, destacou o aluno Elídio Peirão.