Estudantes de Guabiruba são premiados pelo concurso Poetizando meu Vale
Concurso foi promovido pelo CIMVI e aplicado pela Secretaria de Educação
Concurso foi promovido pelo CIMVI e aplicado pela Secretaria de Educação
Nesta quarta-feira, 9, três alunos de Guabiruba foram premiados no Concurso Poetizando Meu Vale – A Cultura do Vale Europeu Catarinense, do Consórcio Intermunicipal do Vale do Itajaí (CIMVI).
O concurso tem como objetivo de fomentar a percepção de alunos dos quarto anos da rede pública e privada para conhecer e divulgar a cidade em que estão inseridos na região turística do Vale Europeu.
Os estudantes de Guabiruba, e dos outros 11 municípios participantes, produziram poesias sobre os mais diversos temas sobre Guabiruba e o vale. Cada escola selecionou três poesias, que foram avaliadas pelos jurados municipais.
As três poesias escolhidas em Guabiruba foram:
1° – “Tradição Natalina”, da estudante Catarina Loise Boos Martins, Escola de Educação Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein, bairro Guabiruba Sul
2° – “Linda é a Guabiruba”, da estudante Ana Rute Grimm de Avila, Escola de Educação Básica Municipal Osvaldo Ludovico Fuckner, bairro Lageado Baixo
3° – “Os Municípios do Vale Europeu”, da estudante Lara Luchtenberg, Escola de Educação Básica Municipal Arthur Wippel, bairro Centro
A aluna Catarina Loise Boos Martins, da Escola de Educação Básica Municipal Professora Anna Othília Schlindwein, não escondeu sua felicidade ao receber o prêmio.
“Fiquei muito feliz e foi uma experiência muito legal realizar a poesia sobre o município”, disse a jovem.
O professor Jair Soares de Oliveira, do quarto ano na Escola Schlindwein, comenta como foi o processo de produção e aprendizagem da poesia vencedora.
“Foi um trabalho bem longo e teve início no começo do ano letivo, quando foram trabalhados aspectos dos municípios para as crianças conhecerem e terem assuntos para escreverem. Junto do trabalho realizado em cima da poesia e da sua produção, a turma demonstrou um bom destaque, onde a Catarina teve seu destaque individual conquistando o primeiro lugar”, afirma Jair.
A superintendente da Fundação Cultural, Jenifer Schlindwein, comenta sobre a importância da atividade.
“Transformar as belezas de Guabiruba em poesia é uma forma de celebrar e enaltecer nosso município. O concurso promove uma competição saudável entre os alunos, instigando a curiosidade de saber mais sobre o lugar que residem”, ressalta a gestora.
O Vale Europeu Catarinense é uma região turística que vem se destacando pela sua preservação histórica e cultural. Os traços dos colonizadores estão presentes na gastronomia, festas típicas, jardins, arquitetura, as paisagens naturais são fantásticas e vem atraindo turistas do mundo todo. O CIMVI juntamente com os municípios trabalha pela preservação sustentável da cultura. O concurso de poesia fomenta a busca pelo conhecimento do potencial do Vale Europeu Catarinense.
Leia também:
1. Jovem desaparece em Brusque e família registra BO após homem atender ligação no celular dele
2. Chuva: o que diz a previsão para Brusque nesta quarta-feira
3. VÍDEO – Costureiro da República Dominicana conseguiu emprego em Brusque em três dias
4. Matheus Rheine conquista ouro e bronze no Mundial de Natação Paralímpica
5. Nova sede do INSS de Brusque é entregue e atendimentos são iniciados
Desenvolvedor de Guiné-Bissau, na África, conheceu Brusque após contato no LinkedIn: