Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Estudantes de Santa Catarina aprovam duas leis no Parlamento Jovem

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Estudantes de Santa Catarina aprovam duas leis no Parlamento Jovem

Raul Sartori

Boas ideias
Toda hora tem deputado propondo que se inclua isso e aquilo no currículo das escolas, demagogia em boa parte. Mas eis que na atual 24ª edição do Parlamento Jovem, belo programa da Assembleia Legislativa, jovens “deputados” de várias escolas do estado foram brilhantes. Na sessão ordinária de sexta-feira aprovaram duas importantes emendas à Constituição do Estado: a primeira sugerindo a implantação de programa de orientação educacional nas escolas; a segunda determinando que a contratação de professor substituto fique condicionada à habilitação específica da disciplina.

Supremo
Em análise sobre a composição do Supremo Tribuna Federal no mandato do novo presidente da República da República a ser empossado dia 1º de janeiro de 2019 – que, tudo indica, nomeará três novos ministros devido à aposentadorias -, o jornal Estado de S. Paulo cita entre o nomes cotados desde já o do procurador do Ministério Público de SC, Gilberto Callado de Oliveira.

Enfoque
O ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, pré-candidato à presidência pelo MDB, decidiu escolher Chapecó, sábado, para apresentar as suas principais propostas de governo para o agronegócio, com enfoque no crédito e infraestrutura. Apoiou, por exemplo, a sonhada ferrovia ligando a região ao litoral. O fez, sob aplauso do pré-candidato ao governo do Estado, deputado federal Mauro Mariani, sabendo o que representa para a economia estadual e federal o oeste de SC como um dos maiores polo produtores de suínos e aves do mundo.

O santo
Com todas as impressionantes maracutaias que estão chegando ao conhecimento público por estes dias – como a “venda”, por R$ 4 milhões, de cartas sindicais – a pergunta que alguns catarinenses fazem é como seu conterrâneo, o ex-ministro do Ministério do Trabalho, Manuel Dias, conseguiu safar-se.

Personalidade
A catarinense Regina Vanderlinde acaba de ser eleita, em Paris, presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho, entidade que define padrões mundiais de vinho, uva etc. Teve 36 dos 45 votos dos países-membros. Professora na Universidade de Caxias do Sul, é graduada em Farmácia e Bioquímica pela UFSC doutora em Enologia pela Universidade de Bordeaux. Entre suas propostas está a construção de um modelo de comércio internacional de vinho baseado na legalidade e na transparência.

Orgânico autêntico
O Ministério da Agricultura cumpriu recomendação do Ministério Público Federal (MPF) em SC, conforme inquérito civil instaurado, e fiscalizou oito feiras livres de Florianópolis para investigar se realmente havia, conforme denúncias recebidas, o comércio de produtos com agrotóxicos como se fossem orgânicos. A ótima constatação foi que durante as fiscalizações, feitas entre o final de 2017 e junho deste ano, não foram encontrados irregularidades.

Desrespeito
Por ordem judicial a partir de hoje segurados do INSS no extremo-oeste do estado não serão mais humilhados como estavam sendo. Devido à falta de profissionais nas agências do INSS de São Miguel do Oeste e de Dionísio Cerqueira – a primeira com apenas um perito em atividade e a segunda sem nenhum médico – as perícias estavam sendo agendadas em outras sedes do órgão na região. Insensivelmente, transferia a eles, a maioria carentes, o ônus que deveria ser seu, e sem fazer qualquer reembolso pelas despesas de viagem.

Machista
Não poderia ser mais machista o Partido Social Cristão (PSC) que teve a petulância de propor ação direta de inconstitucionalidade contra a lei federal 9.504/97, que obriga os partidos políticos a reservar para cada sexo no mínimo 30% e no máximo 70% das candidaturas a deputados. Alega que o texto afronta o princípio da isonomia entre homens e mulheres. A ação, no STF, que ainda não tem data para ser julgada, está sob relatoria do ministro Luiz Fux.

Supremas incoerências
O Brasil é incrível mesmo. O STJ entende como insignificante o valor de até R$ 20 mil em crimes como descaminho. Noutro processo, sobre furto de barras de chocolate, foi negada a insignificância face à reincidência. O mesmo ocorreu em caso recente de furto de bermudas, em que, inclusive, a peça de roupa foi restituída por um morador de rua.

Luto
Uma lágrima, embora tardia, para o jornalista Arthur Monteiro, falecido quinta-feira, em Brasília, onde morava. Profundamente ético, por anos trabalhou em SC, nos jornais O Estado e A Notícia. Em Brasília desde 1999, fundou a ABC Digital, divulgando notícias de interesse de SC geradas na capital da República, e fonte importante de informações exclusivas para este espaço.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio