Estudantes têm até 31 de março para se cadastrar no transporte universitário

Neste ano, mais de 1,5 mil alunos devem utilizar o transporte gratuito para universidades da região

Estudantes têm até 31 de março para se cadastrar no transporte universitário

Neste ano, mais de 1,5 mil alunos devem utilizar o transporte gratuito para universidades da região

Cerca de 400 alunos já estão cadastrados para utilizar o transporte universitário gratuito, fornecido pela Prefeitura de Brusque, no primeiro semestre deste ano. Quem ainda não regularizou sua situação tem até o dia 31 de março para fazer ou renovar a carteirinha que dá acesso ao transporte.

De acordo com o coordenador de Políticas Públicas para a Juventude, Samuel Wagner Walendowsky, neste ano, o número de estudantes que devem utilizar o transporte escolar deve passar a 1.500. “A procura está cada vez maior”, diz.

O transporte fornecido pela prefeitura leva os estudantes até a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Itajaí e Balneário Camboriú, e também até a Universidade Regional de Blumenau (Furb), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Fameblu e Famenorte, em Blumenau. O transporte gratuito também é fornecido aos estudantes do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e da Uniasselvi-Assevim.

Segundo Walendowsky, a Univali tem o maior número de estudantes em Brusque, no entanto, o número de pedidos de transporte para os alunos da Unifebe também vem crescendo. “Para a Univali, vão cerca de 700 alunos, para a Furb cerca de 550, e para a Unifebe já temos 300 alunos que utilizam o transporte”, diz.

O coordenador destaca também que os acadêmicos da UFSC de Blumenau também estão aumentando. “Para a Univali e Furb temos pouca variação, depende muito do semestre, o que vem crescendo é a Unifebe e também a UFSC. Em Blumenau, a UFSC investiu em cursos novos, que não tem em Brusque, por isso, este aumento”, afirma.
Para o transporte dos alunos são utilizados 28 ônibus divididos entre as empresas Santa Teresinha e Santa Luzia. “São 13 ônibus para a Univali, 10 para a Furb, quatro ônibus para a Unifebe e mais um micro-ônibus que leva também alguns acadêmicos para a Uniasselvi”.

Neste ano, Walendowsky ressalta que há uma mudança na rota de Blumenau. “Neste ano, os ônibus estão levando os acadêmicos até o campus da UFSC. Antes, eles desciam na Furb, e de lá, precisavam dar um jeito de chegar até a universidade, agora, o transporte os leva até lá”.

Quem tem direito?

Tem direito ao transporte universitário gratuito os estudantes de cursos que ainda não são oferecidos em Brusque. Também têm direito os alunos com bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Financiamento Estudantil (Fies). “Para os alunos do Prouni e do Fies, o transporte é gratuito mesmo que eles frequentem cursos que são oferecidos em Brusque. Quem tem bolsa parcial desses programas, é isento da porcentagem correspondente à bolsa, por exemplo, se tem bolsa de 50% do Prouni, no transporte é isento em 50%”, explica Walendowsky.

Para os estudantes da UFSC também há um diferencial. “Mesmo se passarem a oferecer os cursos da UFSC Blumenau aqui em Brusque, o transporte para os alunos que estudam lá continuará gratuito por ser uma universidade gratuita”.

Carteirinha

Até 31 de março, os estudantes poderão utilizar o transporte universitário sem a carteirinha. Após essa data, quem não tiver regularizado, não poderá embarcar. “Demos esse prazo maior porque muita gente ainda não conseguiu acertar o Fies ou a bolsa do artigo 170, que aí demora para conseguir a confirmação de matrícula”.

Segundo ele, os problemas enfrentados nos semestres anteriores com a carteirinha eletrônica devem ser solucionados este ano. “O controle é feito pelo sistema da empresa. A carteirinha tem um chip com as informações do aluno, se o estudante não está regularizado, o sistema avisa e não pode embarcar. O sistema foi implantado no ano passado, e apresentou alguns problemas, é responsabilidade da empresa ter esse controle, e este ano vamos cobrar bastante, até pela questão de segurança dos alunos”, diz.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo