Evento na Villa Renaux celebra história e legado de Cônsul Carlos Renaux, que completaria 160 anos

Clube Filatélico Brusquense lançou cartão postal em homenagem a ele

Evento na Villa Renaux celebra história e legado de Cônsul Carlos Renaux, que completaria 160 anos

Clube Filatélico Brusquense lançou cartão postal em homenagem a ele

Evento organizado pelo Clube Filatélico Brusquense reuniu pessoas ligadas à história de Cônsul Carlos Renaux nesta sexta-feira, 11, quando ele completaria 160 anos, em sua última residência, a Villa Renaux.

No evento, além da troca de histórias e memórias sobre o Cônsul, o Clube Filatélico lançou um cartão postal em homenagem a ele. Um selo também será lançado nos próximos meses.

“Decidimos, em 2020, fazer uma homenagem anual para uma personalidade histórica da cidade. Nesse ano, escolhemos o Cônsul, pelo grande trabalho que ele fez em prol de Brusque. Organizamos o evento com colaboração do Vitor Renaux Hering (trineto de Carlos Renaux), que prontamente atendeu o nosso pedido para realizarmos aqui”, diz o presidente do Clube Filatélico Brusquense, Jorge Paulo Krieger Filho.

Cartão postal lançado pelo Clube Filatélico em parceria com os Correios | Foto: Bruno da Silva/O Município

Historiadora e reitora da Unifebe, Rosemari Glatz, que lançou um livro nesta quinta-feira, 10, sobre Carlos Renaux, destacou a importância da valorização da trajetória do Cônsul e de outros personagens históricos da cidade.

Reitora da Unifebe lançou um livro sobre as nuances da vida do Cônsul | Foto: Bruno da Silva/O Município

“A história do Cônsul é muito rica. Ele já morreu há 77 anos, mas continua vivo na nossa história. Basta ver a quantidade de estabelecimentos e ruas com seu nome. Ele é uma pessoa que merece que nos dediquemos a ele. O Cônsul realmente fez a diferença, ele era à frente de seu tempo. É importante que um povo aprenda sua história para avançar a partir dela. Temos que conhecer mais os que nos antecederam. Esse é um momento muito importante, onde celebramos história e também escrevemos uma”.

Leia mais:
– 
Conheça 10 fatos sobre a vida de Cônsul Carlos Renaux, que completaria 160 anos de nascimento

Rosemari ainda destaca a riqueza em história e o valor que tem a Villa Renaux. “Nós, como instituição de ensino, trazemos alunos aqui constantemente. Tem uma arquitetura, que até hoje, é à frente do tempo. É um laboratório vivo e tem um valor imensurável, está tudo conservado. Brusque tem que valorizar muito. São poucas as cidades com um patrimônio desse”.

Orgulho da família

Neto do Cônsul, Gerd Albert Walter Gommersbach, que hoje mora em Blumenau, chegou a conviver com o avô quando era pequeno, apesar de não ter lembranças, e residiu na Villa Renaux por um tempo.

“Eu nasci em 1931 e fiquei nos braços do Cônsul quando tinha 2 anos, mas não tenho essa memória. Nossa família, que nasceu na Alemanha, se mudou para cá por causa da guerra e o Cônsul tinha dedicado essa casa como moradia da minha mãe, nós moramos aqui. Conheço essa casa muito bem, essa estrutura de ar-condicionado, janelas rolantes”.

Gerd e a esposa compareceram ao evento | Foto: Bruno da Silva/O Município

Atual responsável pela manutenção do imóvel, Vitor Renaux Hering, filho de Maria Luiza Renaux, última moradora da Villa, destacou a felicidade pela série de homenagem ao seu trisavô.

“O lançamento do livro da Rosemari e esse evento foram dos melhores presentes que o Cônsul poderia ter. Sinto que ele está muito feliz. Acho incrível terem homenagens tão legais. É um fenômeno sensacional que, alguém que completa 160 anos, seja comemorado de uma forma tão importante, mas também alegre”.

Villa Renaux foi construída na década de 1930 | Foto: Bruno da Silva/O Município

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo