Ex-prefeito de Guabiruba é multado pela Justiça
O ex-prefeito de Guabiruba, Orides Kormann (MDB), foi multado pela Justiça de Brusque em valores que correspondem a duas vezes o salário que recebia na época em que as irregularidades foram cometidas, em 2005.
A multa vem em função de julgamento de ação de improbidade administrativa ajuizada contra o ex-prefeito pelo Ministério Público, por dispensa irregular de licitação.
Leia também:
Prefeitura de Brusque estuda terceirizar gestão da UPA 24 horas
Assistência Social responde negativamente ao recebimento de venezuelanos
De acordo com o órgão, a prefeitura comprou material escolar, merenda escolar, material de construção e peças para veículos em diversos estabelecimentos, sem qualquer tipo de licitação, o que é vedado pela lei.
Os estabelecimentos que venderam os itens também foram processados pelo MP-SC, o qual entendeu que eles também cometeram irregularidade ao negociar com o poder público sem terem participado de licitação, mas a Justiça não os considerou culpados.
Em seu depoimento à Justiça, Kormann afirmou que assumiu “uma prefeitura muito complicada”, “uma prefeitura praticamente quebrada”, sendo que não tinha “licitação em aberto de nada”.
Ele admitiu que “comprou alguma coisa sem licitação”, mas que sempre procurou comprar pelo melhor preço, sem prejudicar o erário.
Leia também:
Carteira de motorista digital ainda tem baixa adesão em Brusque
Defesa diz que João Pizzolatti estava sob efeito de medicação durante acidente