X
X

Buscar

EXCLUSIVO – Construção de grande ponte em Brusque com 100 metros de vão livre e três pistas está em análise

Vice-prefeito de Brusque deve ir a Brasília para apresentar projeto

Um projeto para construção de uma grande ponte em Brusque com aproximadamente 100 metros de vão livre, ou seja, sem pilares, está em análise. A intenção é que a estrutura, que contará com três pistas, seja construída no local em que fica a ponte Arthur Schlosser, popular ponte do terminal.

O vice-prefeito de Brusque e secretário de Infraestrutura, Deco Batisti (PL), deve viajar a Brasília na próxima semana e apresentar o projeto em busca de recursos. A intenção do Executivo é melhorar a vazão do rio Itajaí-Mirim e preservar áreas alagáveis em períodos de cheia.

A ponte do terminal conta com três pilares dentro do rio e dois fora. A quantidade prejudica a vazão. Já a nova ponte, que seria em arco, não teria nenhum pilar dentro do rio. Conforme o projeto, o comprimento da ponte será de 110 metros, e largura, de 19,5 m.

Pilares dentro do rio Itajaí-Mirim sustentam ponte do terminal e prejudicam vazão. Foto: Thiago Facchini/O Município

“A ponte terá um vão de 106 metros, sem pilares. O custo será semelhante ao custo da ponte Andréa Volkmann hoje”, afirma Deco. A estrutura no qual o vice-prefeito se refere custou quase R$ 23 milhões na época em que foi levantada.

Outro diferencial entre a ponte do terminal e a futura ponte que a prefeitura quer construir é a altura. A ponte de arcos será mais alta que a atual estrutura. O túnel da avenida Arno Carlos Gracher, no Centro I, deixaria de existir.

Tamanho da futura ponte de arcos em relação à ponte do terminal (em vermelho). Foto: Reprodução

Pontes precárias

Uma série de pontes de Brusque apresenta risco de colapso, conforme mostram laudos contratados pela prefeitura. Entre elas, estão a ponte de acesso ao Clube Guarani, a ponte do Trabalhador, a ponte Alois Pettermann e outras. Quanto à ponte do terminal, não há laudo, mas Deco Batisti afirma que ela não corre risco de colapsar.


Assista agora mesmo!

Icônica danceteria 1020 traz histórias de diversão e fuga de namorados em Brusque: