X
X

Buscar

Exposição fotográfica inicia programação de aniversário de Brusque

Solenidade de abertura oficial aconteceu na tarde desta segunda-feira, 31, no segundo piso do Shopping Gracher

Uma exposição fotográfica com cerca de 60 imagens antigas de Brusque abriu a programação de aniversário dos 157 anos do município. A solenidade de abertura oficial aconteceu na tarde desta segunda-feira, 31, no segundo piso do Shopping Gracher, e contou com a presença do prefeito Jonas Paegle e do vice Ari Vequi.

O acervo fotográfico, todo da Casa de Brusque, traz registros de 1905 a 1989. São vários momentos importantes da história da cidade, que mostram fragmentos que permanecem e outros que foram modificados, conforme explica o historiador da Fundação Cultural, Álisson Castro, o responsável pela exposição.

Ele conta que as imagens refletem a arquitetura e urbanismo do município, onde são perceptíveis dois cenários: um em que as edificações permanecem as mesmas, porém, com mudanças significativas aos seus arredores, e outros com “profundas transformações”.

“São fragmentos divididos entre a tensão da mudança e da permanência. Considero, principalmente, que é isso que as republicações mostram”.

A queda da ponte Irineu Bornhausen em 1980, a festa de Azambuja em vários anos, o desfile em comemoração ao centenário de colonização alemã em Santa Catarina, a rua Conselheiro Rui Barbosa na enchente de 1961, além de outros momentos de enchente em Brusque são apresentados na exposição fotográfica.

Até o fim do ano
O diretor-geral de Comunicação da prefeitura, Murilo José da Conceição, afirma que a exposição traz registros do início do século 19 e mostra principalmente pontes antigas, casarões históricos – alguns que hoje, inclusive, não existem mais. As imagens antes da década de 1980 estão em preto e branco, como naturalmente foram captadas.

Conceição destaca que o diferencial da exposição é que ela será permanente e terá continuidade após o aniversário de Brusque. A mostra segue no Shopping Gracher durante a semana e na sexta-feira, 4, estará disponível para a comunidade durante o desfile de aniversário.

Após isso, retorna ao shopping onde ficará por mais 15 dias. Posteriormente, até o fim do ano, rodará por locais de grande circulação, como supermercados e postos de saúde.

A administradora do Shopping Gracher, Gisela Gracher, destaca que é uma satisfação receber a exposição. Para ela, é um resgate de imagens em que cada cidadão pode se enxergar um pouco. “É uma iniciativa que congratula Brusque junto com o shopping, por isso estamos de braços abertos para a exposição”.

Recordações
Para o prefeito Jonas Paegle, é uma alegria estar administrando Brusque nos seus 157 anos. Ele diz que passou por diferentes experiências na cidade – foi médico por 45 anos, vereador em duas legislaturas e agora prefeito.

Entre as fotos da exposição, uma deles teve uma importância maior para Paegle. Ele recorda que em 1980 estava consultando no ambulatório da empresa Schlösser, quando escutou um grande estouro. Em seguida, ficou sabendo que a ponte Irineu Bornhausen havia caído.

“É um momento que ficou na história e essa exposição é uma oportunidade de recordarmos e também de mostrarmos para os nossos filhos e netos”, diz.

Exposição
A exposição permanecerá no Shoppping Gracher pelos próximos 15 dias. A mostra fica no 2º andar – subindo pela escada lateral, das 9h às 23h30, diariamente.

Programação de aniversário

Hoje
18h – Inauguração da quadra de esportes da Escola de Ensino Fundamental Alberto Pretti
Local: Alberto Müller, 3785, Limeira

20h – Debate: Resgatando a história do futebol de Brusque- Clássicos entre Carlos Renaux e Paysandu
Local: Sociedade Santos Dumont, bairro Santa Terezinha

Amanhã, 2
18h – Sessão Solene em homenagem aos 157 anos do município
Local: Câmara de Vereadores

Quinta-feira, 3
15h – Entrega das obras de revitalização da Centro de Educação Infantil Professora Nôemia Fialho
Local: Rua Afonso Pena, 110, Centro

18h- Entrega da conclusão da obra de implantação de drenagem pluvial e pavimentação asfáltica
Local: Rua Anna Heil, Dom Joaquim

Sexta-feira, 4
8h30 – Entrada das bandeiras do Brasil, Santa Catarina e Brusque
9h – Desfile Cívico
Local: Avenida Cônsul Carlos Renaux

Das 10h às 17h – Dia de Lazer Sesc
Atividades recreativas e culturais
Local: Sesc Brusque

16h- Corte da cuca gigante
Local: Sesc Brusque

Concerto Açoriano cancelado
O Concerto Açoriano, programado para acontecer nesta terça-feira, 1, no teatro do Centro Empresarial de Brusque, pela Associação Coral de Florianópolis, está cancelado. O evento em prol da campanha Maratona de Brinquedos de 2017, foi suspenso diante da baixa adesão de espectadores.