Conteúdo exclusivo para assinantes

Falta de manutenção em ar-condicionado traz danos à saúde

Moradores de Brusque e região geralmente procuram empresas do segmento quando aparelho apresenta problema

Falta de manutenção em ar-condicionado traz danos à saúde

Moradores de Brusque e região geralmente procuram empresas do segmento quando aparelho apresenta problema

A falta de manutenção nos aparelhos de ar-condicionado pode trazer danos à saúde. Asma, bronquite, rinite e tosse são as principais doenças causadas devido ao acúmulo de fungos, ácaros, vírus e bactérias no equipamento.

O médico alergista e imunologista, Rui Gielow, diz que é necessário a limpeza dos filtros do ar-condicionado para evitar as doenças. Crises de rinite ou sinusite também podem ser ocasionadas pela falta de manutenção no aparelho. “Recebo muitos pacientes com crises alérgicas provocados pela poeira do ar-condicionado. Por isso sugiro a limpeza dos filtros”, diz.

Em Brusque e nas cidades da região é comum que as pessoas apenas façam manutenções no ar-condicionado quando o aparelho apresenta algum problema. Pedro Enrique Lazarte, da Lazarte Ar-Condicionado, diz que no verão os clientes solicitam o serviço com mais frequência, já que é o período em que o aparelho é mais utilizado.

“Geralmente não se faz a manutenção no meio do ano. Aí quando chega o verão todo mundo quer usar o ar-condicionado e começam a identificar problemas e acabam nos chamando”, conta.

Segundo ele, a não realização do trabalho preventivo faz com que o equipamento não refrigere bem. Além disso, Lazarte diz que os microrganismos são muito nocivos à saúde.

Alexandre Cidral Bergler, formado em Climatização e Refrigeração, realiza com os clientes um trabalho preventivo. O técnico conta que ao fazer a higienização no ar-condicionado, “a sujeira não comerá as peças do aparelho, não causará um barulho mais estridente, além de economizar mais energia”.

Conforme ele, com a manutenção periódica o equipamento pode durar até sete anos, caso contrário, a durabilidade chega, em média, a três anos.

Silvana Kloster do Nascimento, proprietária da Refrigeração Friotec, afirma que a maioria dos clientes fazem manutenção anualmente dos ar-condicionados. “Geralmente ligam quando vai dar um ano da última revisão para manter sempre em dia”, conta.

Ela ressalta que mantendo o aparelho em ordem evita-se problemas de saúde, traz menos gastos com energia elétrica, além de proporcionar maior durabilidade do equipamento.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio