"Não é só uma história de 70 anos de casados, são 70 anos de amor", testemunha Brunilde Fuckner, uma das sete filhas do casal.
Família Fuckner prepara festa de Bodas de Vinho do casal Paula e Hugo
Comemoração será neste domingo, dia 2, em Lageado Baixo
A comunidade de Lageado Baixo, em Guabiruba, está em festa neste fim de semana com a comemoração das Bodas de Vinho de Paula e Hugo Fuckner. A festa será no domingo, às 18h, na Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Há exatos 70 anos, no dia 30 de novembro de 1942, eles disseram o “sim” que construiu uma história de muito amor, mas também de muitas dificuldades, alegrias e tristezas. Totalmente lúcidos, alegres e muito ativos, eles se alegram em compartilhar a história deles e das sete filhas, 28 netos, 33 bisnetos e duas tataranetas com toda a comunidade de Lageado Baixo, onde nasceram e vivem.
Obstáculos vencidos
A vida disse vários “nãos” ao casal, mas seu Hugo conta que com muita persistência venceram todos os obstáculos e consideram um milagre ainda estarem vivos e totalmente lúcidos para compartilhar suas histórias. Ele quase se afogou três vezes, em um acidente em casa teve o pulmão perfurado, e em um atropelamento, há 13 anos, quebrou a bacia em dois lugares e a clavícula. “Me deram oito meses para começar a andar, mas em dois meses eu andei. O médico me disse que nunca mais eu conseguiria levantar o braço, e quando me viu com braços acima da cabeça, disse que era um milagre”, conta ele.
Rotina
A rotina do casal não é nada comum para pessoas com mais de 80 anos. Não tomam remédios e não têm problemas sérios de saúde, e cuidam da alimentação, do corpo e da mente. O casal levanta cedo, às 6h, e a primeira coisa que fazem, antes de comer, é o devocional, com leitura da Bíblia, cânticos e orações. “Nunca vi eles comerem antes de se alimentarem espiritualmente”, conta Brunilde.
* Veja reportagem completa hoje, 30 de novembro, na edição impressa do Jornal MDD.