Família solicita ajuda para borracheiro que cuida de animais abandonados no Guarani, em Brusque

João tem mais de 30 animais e filha alega que a situação está inviável

Família solicita ajuda para borracheiro que cuida de animais abandonados no Guarani, em Brusque

João tem mais de 30 animais e filha alega que a situação está inviável

Se você já viu imagens de um senhor caminhando com vários cachorros, gatos, galinhas e um ganso no bairro Guarani, em Brusque, este senhor é João Manuel Barbosa Neto, de 75 anos.

Conhecido popularmente como João Baiano, o pernambucano natural de Caruaru é borracheiro e morador de Brusque há 50 anos. Alguns vídeos que circulam pela internet registrando os passeios de João têm feito sucesso, porém, por trás da graça, a realidade do borracheiro é outra.

Atualmente com saúde debilitada, cego de um olho e cuidando de 15 cachorros, 7 gatos, 8 galinhas e um ganso, João está passando por dificuldades. Segundo a filha Valquíria, 48, é necessária ajuda para alimentar e cuidar de tantos animais.

“São muitos problemas. Ninguém entende que ele não tem mais condição de fazer isso. Ele não está bem, possui idade avançada, mas ama os animais. Ele não consegue deixar nenhum bicho sofrer e isso piora a situação dele. Semana passada deixaram filhotes de gatos lá e ele pegou todos. Há animais precisando de castração também”, diz a filha.

Abandono de animais

Ainda de acordo com Valquíria, o abandono de animais é o maior problema vivido por João. A situação é tão frequente que até na casa de Valquíria as pessoas estão deixando os animais.

“Ele tem bom coração e quer ajudar todos os animais que pode, mas não dá mais. Já jogaram até gato com patas amarradas na frente da casa dele, estamos implorando que não deixem mais animais lá para ele cuidar”, explica Valquíria.

Para ajudar nas necessidades do borracheiro existe um jovem que se disponibilizou para ajudar a alimentar os animais todas as tardes. Além disso, Valquíria visita o pai todos os dias para ajudar com o que é necessário.

“Agora ele mora sozinho, mas antes dividia a casa com algumas pessoas que tive de expulsar pois estava usando drogas lá. Tenho vida dupla para cuidar dele”, conclui a filha.

Como ajudar

Para doar rações ou oferecer ajuda médica para os animais basta visitar João na rua General Osório, número 90, no bairro Guarani.

Para doações em Pix basta enviar valores para o CPF: 887.261.269-15 em nome de Valquíria Barbosa Vieira, filha do borracheiro.

Confira a história completa de João clicando aqui.

Leia também:

– Vacinações contra gripe e Covid-19 têm números lamentáveis em Santa Catarina
– Homem com mandado de prisão ativo é preso em Brusque
– Sacos de rações são furtados de ponto de arrecadação da Pata Guabiruba; ONG solicita doações
– Motivo de indignação da comunidade, construção de creche em Blumenau é retomada
– Adolescente é detido com 273 quilos de maconha na BR-101, em Joinville


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo