A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou na última semana nesta sexta-feira, 16 de novembro, o Relatório de Balneabilidade Nº 48, com as condições da água do mar para o banho ao longo do litoral de Santa Catarina.
O estudo traz a atualização dos pontos monitorados na Praia Central do município de Balneário Camboriú, e dos municípios de Florianópolis Ilha Norte, Sul e continente, Itajaí, Navegantes, Itapema, Araranguá, Balneário Gaivotas, Balneário do Arroio do Silva, Içara, Passo de Torres, Garopaba, Imbituba, Palhoça, São José, Bombinhas, Porto Belo, Balneário da Barra do Sul, Barra Velha, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Penha e Piçarras.
Conforme o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental da Fatma, Haroldo Tavares Elias, os resultados das análises das amostras coletadas durante a semana pelos técnicos mostram que 41 pontos estão impróprios no Estado, dos 195 pontos monitorados, enquanto 14 pontos estão impróprios em Florianópolis, dos 65 pontos avaliados. O relatório aponta um grau de impropriedade da ordem de 21,02% no Estado e de 21,53% na Capital.
O estudo apresentado atende à resolução CONAMA 274/2000 que, em seu artigo 9º, diz que compete aos órgãos de controle ambiental a aplicação da resolução, cabendo-lhes a divulgação das condições das praias e dos balneários e a fiscalização para o cumprimento da legislação pertinente.
Fonte: Assessoria Fatma