Feira do Livro de Brusque e Bruscomix seguem até domingo

Feira chega à nona edição com novidades, como o concurso de cosplay

Feira do Livro de Brusque e Bruscomix seguem até domingo

Feira chega à nona edição com novidades, como o concurso de cosplay

A comunidade e os alunos da rede municipal terão, até domingo, 24, a oportunidade de viajar no mundo da leitura, durante a 9ª Feira do Livro. O evento, realizado pela Secretaria de Educação e Fundação Cultural de Brusque (FCB), foi aberto oficialmente nesta quarta-feira, 20, à noite.

A Feira do Livro já é tradicional, traz contação de histórias, bate-papo com autores, sessão de autógrafos e diversas atrações culturais. Neste ano, a grande novidade é a realização do Festival Bruscomix.

O Bruscomix é um projeto educacional de Jonathan Schiestl, professor de Artes na Escola de Ensino Fundamental Augusta Knorring. A Secretaria de Educação aproveitou a ideia para realizar o festival simultaneamente à feira.

O secretário José Zancanaro diz que a Educação e a Cultura estão ligadas, e inclusive farão parte da mesma pasta quando a reforma administrativa entrar em vigor, por isso, neste ano, a Feira do Livro teve realização das duas áreas.

A Fundação Cultural voltou a organizar a feira em 2017. E o objetivo foi trazer novidades para atrair mais o público. A diretora Daniela Gonçalves diz que o objetivo principal é promover o gosto pela leitura entre os brusquenses.

“O ato de ler deve ser um hábito cultivado desde a infância e esse hábito só traz benefícios para nossa saúde”, afirma Daniela.

Cosplay e mais
O principal público da Feira do Livro são os alunos da rede municipal. São esperados cerca de 300 por manhã no espaço. Eles poderão, por meio dos livros, conhecer o mundo da leitura, que abre portas para o conhecimento de diversas culturas.

Mas Daniela diz que a ideia da feira é sempre se renovar, por isso haverá, neste ano, uma competição de cosplay – quando os participantes se fantasiam como personagens famosos. Essa prática é muito comum nos países asiáticos e também em grandes eventos de cultura nerd.

A programação também terá autógrafos e oficinas com os autores. Nesta quarta-feira, logo depois do lançamento oficial, a produtora cultural Lieza Neves apresentou o espetáculo do conto Linhas e Tramas.

Lieza organizou a feira até o ano passado. Como agora não está mais à frente, poderá participar como artista. Ela avalia que este tipo de evento é primordial para estimular o conhecimento entre as novas gerações.

“Todo ano vemos que as ações durante a feira dão resultados, sempre digo que a feira não se basta pela venda”, diz a artista. Para ela, um dos principais objetivos do evento é promover o hábito da leitura entre os pequenos, e não as negociações de livros.

Estão programados os lançamentos de diversos livros de autores de Brusque e região, como Andréa Gustmann Gomes, Ricardo Wechenfelder, Daniel Curtipassi e Neida Rocha.

Ainda é possível participar de oficinas de confecção de marcadores de livros, fanzines, quadrinhos, arte fantástica e arte postal. As inscrições para oficinas são limitadas e podem ser feitas antecipadamente na Fundação Cultural ou pela página do Facebook: Bruscomix Festival 2017.

Programação

21/09 – Hoje
8h às 11h30 – Circuito das escolas
13h30 às 16h30 – Circuito das escolas
19h – Palestra Vanessa Bencz – “Empatia – A ferramenta social mais poderosa do mundo”
20h – Bate-papo sobre ilustração com Leandro Bolsan

22/09 – Sexta-feira
8h às 11h30 – Circuito das escolas
13h30 às 16h30 – Circuito das escolas
15h – Lançamento dos livros “Sonhos de um vaga-lume”, “Plantando com amor” da autora Neida Rocha e dos e-books “Danilo, sua mochila e seus amigos” nas versões em inglês, espanhol e alemão
18h – Recital de Poemas
19h – Lançamento do livro Iluminuras de Ricardo Wechenfelder
19h30 – Bate-papo “Olhares poéticos” com Alessandro Vieira, Silvia Teske, Méroli Habitzreuter e Guilherme Muller

23/09 – Sábado
9h – Abertura do Artist’s Alley – espaço Bruscomix
9h às 12h – Oficina de marcadores de página – Inscrições antecipadas na Biblioteca Pública Ary Cabral (trazer agulha de crochê e linha)
10h – Oficina de fanzines com Fafá Jaepelt, no espaço Bruscomix
11h – Espetáculo de contos “Um, dois, três, canto e conto com vocês” com Emiliano de Souza
15h – Oficina de quadrinhos com Aldo Maes dos Anjos – no espaço Bruscomix
15h – Lançamento dos livros A casa da Oma da autora Andréa Gustmann Gomes – nas versões impressa e digital. Ambos são bilíngues: Português e Alemão
16h – Espetáculo “Ciradinha” com Nana Toledo
16h – Oficina de arte fantástica com Henry Jaepelt – no espaço Bruscomix
17h – Bate papo sobre zines e jornais alternativos dos ano 80 – Henry Jaepelt e convidados
18h – Início do concurso de Cosplays – palco principal
19h – Lançamento do livro Assim na Terra – Arte Sacra em Santa Catarina do fotógrafo Daniel Curtipassi (Blumenau) no Espaço Autores da Feira do livro
19h30 – Sarau poético com Fernando Jaepelt
20h – Resultado do concurso

24/09 – Domingo
10h – Abertura dos estandes
10h – Abertura do Artist’s Alley – espaço Bruscomix
10h30 – Oficina de arte postal – Jonathan Schiessl
17h – Encerramento

A feira ocorre na Fundação Cultural de Brusque.

Circuito das escolas inclui:
Contação de histórias (30 min)
Cinema – curta (20 min)
Setor braile (15 min)
Percussão (15 min)
Feira (20 min)
Exposições: Orfeu Negro, Márcia Cardeal e José Cercal (30 min)
Lanche (20 min)

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio