Felipe dos Santos é eleito presidente da Câmara de Guabiruba
Vereador afirma que eleição é feito histórico para o Partido dos Trabalhadores
Vereador afirma que eleição é feito histórico para o Partido dos Trabalhadores
O vereador Felipe Eilert dos Santos (PT) foi eleito presidente da Câmara de Guabiruba em votação secreta ontem em sessão especial, após a última sessão ordinária do ano. Com a escolha do petista para comandar o parlamento guabirubense, a presidência permanece nas mãos da base governista. Santos sucederá Waldemiro Dalbosco (PP) na presidência.
Ainda que o acordo entre o PP do prefeito Matias Kohler e o PT do vice-prefeito Valmir Zirke estivesse costurado desde as eleições municipais em 2012, a aliança estava em risco nas últimas semanas. Nos bastidores, a oposição tentou cooptar Valdeci Ferreira, o Boiadeiro (PDT), e conseguir o seu voto para presidente. Como a Casa conta com nove vereadores, sendo que PP e PT possuem quatro e a oposição quatro, Boiadeiro era o fiel da balança. No entanto, a tentativa falhou, já que Santos foi eleito por cinco a quatro contra Osmar Vicentini (PMDB).
Antes da votação, Boiadeiro usou a tribuna para dizer que votaria no presidente que ajudasse a administração municipal. “O comentário nas últimas semanas foi em quem eu vou votar para presidente. Quero votar em uma pessoa para ajudar o prefeito”, disse, e acrescentou que “é preciso dar apoio a esta administração”.
De acordo com entrevista concedida para uma matéria anterior, o vice-prefeito disse que a passagem de comando dos progressistas para os petistas na Câmara estava dentro de um pacote de de negociação entre as siglas. O PT aceitou a presidência da Casa no segundo biênio da legislatura e abriu mão de algumas secretarias para o PP.
“É um desafio muito grande manter o nível da presidência que o Waldemiro Dalbosco deixou. E quero destacar que este é um feito histórico para o PT de Guabiruba, que depois de eleger o primeiro vereador tem também o primeiro presidente da Câmara de Vereadores”, disse Santos logo após o pleito.
Além do presidente, a eleição também definiu os outros integrantes da mesa-diretora. São eles: Luciano Schlindwein, vice-presidente; Cristiano Kormann, primeiro secretário; e Waldemiro Dalbosco, segundo secretário.