Festa de Azambuja reúne bom público neste sábado
Festividade em honra à Nossa Senhora do Caravaggio já é uma tradição em Brusque
Festividade em honra à Nossa Senhora do Caravaggio já é uma tradição em Brusque
A tradicional festa em honra à Nossa Senhora de Caravaggio reúne centenas de pessoas nos arredores do Santuário de Azambuja. Chamada de festa de maio, ela teve início na sexta-feira, 27, com a missa seguida de carreata e encerra na noite deste sábado, 28.
O ponto alto da festividade é após a missa festiva, que encerrou pouco antes das 21 horas, quando os fieis saem da igreja e participam da festa. Mesmo com o mau tempo, os brusquenses não deixaram de prestigiar o tradicional evento do bairro Azambuja.
O diretor administrativo do Hospital Azambuja e vigário paroquial, padre Nélio Schwanke, destaca que a Festa de Nossa Senhora de Caravaggio é uma demonstração de fé dos fieis com a mãe de Jesus. “Os brusquenses têm muita devoção à Nossa Senhora do Caravaggio, ela é um sinal da fé dos colonizadores e, por isso, o povo tem um carinho especial”.
De acordo com ele, o povo se tornou muito devoto de Nossa Senhora do Caravaggio e transformou o local em ponto de peregrinação. “Aos poucos, Azambuja tornou-se um lugar de romaria, peregrinação. Hoje, os brusquenses vêm louvar a mãe de Deus, fazer um pedido, pagar uma promessa”.
O reitor do Seminário Nossa Senhora de Lourdes, padre Francisco de Assis Wloch, foi quem celebrou a missa festiva e, durante a homilia, destacou a devoção dos brusquenses com Nossa Senhora de Caravaggio. “Aquela pequena capela construída pelos imigrantes se transformou neste santuário, se tornou lugar de peregrinação e honra à Nossa Senhora, à mãe de Jesus”.
Padre Nelio também ressaltou a importância da festa para manter a estrutura de Azambuja. “Quero agradecer à Deus, PM, Polícia Civil, os doadores de prendas, os compradores da rifa, os festeiros por esse maravilhoso trabalho na festa. As festas de Azambuja são para manter o Museu, o Seminário, o Santuário e o Hospital, que são obras importantes para toda a comunidade”.
No cardápio da festa, os tradicionais cachorro-quente e churrasco, além de doces, roda da fortuna e muita música.