Neste final de semana os guabirubenses comemoraram mais uma festa em honra à Santo Antônio no oratório que leva o nome do santo.
A festa que acontece no bairro Lageado Alto, na capelinha erguida ha mais de um século pelos imigrantes de origem trentina que colonizaram a região.
A neta de um dos fundadores da festa, Salvelina Censato Covalky, 50 anos, lembra que frequenta o Oratório Santo Antônio desde menina.
– Meus avós começaram a construir a primeira igreja, meus pais ajudaram nas outras e nós, ajudamos a construir essa, de pedra.
Salvelina observa que muita coisa mudou com o passar dos anos no local que rodeia a ermida: agora há galpões para realizar a festa, estacionamento amplo e estrada aberta. Antigamente, o acesso era por uma ‘picada’ no meio do mato e uma capelinha toda de madeira.
Tradição do sino
Como todo mundo sabe, Santo Antônio, é santo casamenteiro. No Lageado Alto, diz a lenda que para arranjar casamento basta tocar o sino do oratório três vezes. Dona Teresinha Selva, 48 anos, garante que funciona.
– Mas tem que ser três vezes. Comigo funcionou, tanto que conheci meu marido aqui, numa festa de Santo Antônio e começamos a namorar num dia 13 de junho.
**Na edição de terça-feira, 19, confira mais histórias da festa no Oratório Santo Antônio, no Lageado Alto, Guabiruba.
A construção é de 2008, mas no local há um oratório desde 1908 – Crédito: Sarita Gianesini |