Filhote de baleia-franca morre após não encontrar a mãe em Imbituba
Animal havia sido avistado pela primeira vez dois dias antes
Um filhote de baleia-franca foi encontrado morto neste domingo, 30, na Praia de Ibiraquera, em Imbituba, no Sul do estado. Dois dias atrás, o animal havia sido avistado pela primeira vez em área próxima onde apareceu morto. Sem encontrar a mãe, porém, não resistiu.
De acordo com o Instituto Australis, os filhotes de baleia-franca precisam do cuidado parental para sobreviver e permanecem até um ano com a mãe já que, nos primeiros meses de vida, a sobrevivência depende exclusivamente do leite materno.
O filhote havia sido avistado na sexta-feira, 28, pela equipe do Projeto Farol das Baleias, na mesma região, nadando sem a companhia da mãe. O monitoramento não identificou interação entre o filhote e baleias adultas, o que deixou as equipes de pesquisadores preocupadas em relação ao seu destino.
O encalhe ocorreu no trecho 01 do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), de responsabilidade do LabZoo/Idesc Laguna, que irá realizar necropsia e coleta de amostras para identificar a causa do encalhe.
O Protocolo de Encalhes e Emalhes da APA da Baleia Franca/ICMBio, foi acionado e foi até o local. Além do Instituto Australis, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e a Prefeitura de Imbituba atuam de forma conjunta para o atendimento desta ocorrência.
Leia também os destaques da semana:
1. Programa para transformar Brusque em “cidade inteligente” será lançado no começo de julho; conheça propostas
2. Bispo eleito de Rio do Sul, padre Adalberto agradece por período no seminário em Brusque: “vou levar no coração”
3. Beto Carrero World anuncia encerramento de zoológico do parque após 32 anos
4. Vice-prefeito de Brusque anuncia restauração de trecho da rodovia Antônio Heil entre Dom Joaquim e Jardim Maluche
5. Câmara de Brusque define salários de prefeito, vereadores e secretários municipais para 2025-28
Assista agora mesmo!
Testemunhas relembram queda de avião em Guabiruba que matou piloto e copiloto em 1995: