Fim de semana na região de Brusque terá temperaturas mais agradáveis

Entretanto, ao longo da próxima semana, as temperaturas elevadas voltam a ocorrer

Fim de semana na região de Brusque terá temperaturas mais agradáveis

Entretanto, ao longo da próxima semana, as temperaturas elevadas voltam a ocorrer

Principal assunto das rodas de conversas nas últimas semanas, o calorão promete dar uma trégua no fim de semana, de acordo com a meteorologista Laura Rodrigues, da Epagri Ciram.

As temperaturas, que durante toda a semana se aproximaram dos 40ºC na região de Brusque, ficam mais agradáveis ao longo do sábado, 2, com a entrada de um vento Sul.

“Na sexta, a previsão é que as temperaturas fiquem entre 35ºC e 37ºC. No sábado, já reduz mais um pouco e no domingo, a temperatura deve cair uns 10ºC”, diz a meteorologista.

Veja também:
Fim de semana na região de Brusque terá temperaturas mais agradáveis 

Estudante de Brusque recorre à campanha virtual para custear matrícula em Medicina

Observatório Social de Brusque aponta lentidão no PAC Nova Brasília 

Entretanto, os dias agradáveis não devem durar muito tempo e, ao longo da próxima semana, o calorão deve voltar com força. “Como vai dar uma refrescada no domingo, o calor vai aumentando gradativamente, então vai demorar um pouco para chegar aos 40ºC”, destaca.

Laura ressalta que o calor extremo é fruto de uma massa de ar seco que está predominando no Centro-Sul do país. “As frentes frias até passam, mas sem provocar mudanças no tempo e a chuva não tem sido boa”.

De acordo com a meteorologista, é comum ter ondas de forte calor durante o verão, entretanto, neste ano, elas estão mais longas. “Tivemos praticamente o mês de dezembro e janeiro todo com temperaturas próximas aos 40ºC, por isso, é natural que as pessoas se sintam desconfortáveis”.

Ela também ressalta que diferente de outros anos, as noites e madrugadas também estão com temperaturas elevadas, o que contribui para a sensação de desconforto. “No Litoral e no Vale do Itajaí, a temperatura à noite não tem baixado dos 25ºC. Então já começamos os dias com temperaturas altas e no meio da manhã, já passa dos 30ºC, não há uma trégua”.

A meteorologista diz que o verão segue com temperatura acima da média climatológica em todas as regiões do estado. Em fevereiro, ondas de calor devem manter a temperatura alta em Santa Catarina, inclusive no período noturno, por vários dias consecutivos. No fim de março e em abril começam a chegar as primeiras massas de ar frio, porém a previsão para o início do outono neste ano vai depender da configuração do El Niño.

Veja também:
Após decisão judicial, Prefeitura de Brusque inicia pavimentação da rua Francisco Sassi 

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Incêndio destrói loja de Jaraguá do Sul e mobiliza bombeiros da região

Temperaturas em Brusque
De acordo com dados das estações meteorológicas do blogueiro de O Município, Ciro Groh, o mês de janeiro deve fechar com uma média de temperatura próxima dos 30ºC.

Na terça-feira, 29, a média do município já estava em 27,9ºC, ou seja, 4ºC mais alta que a média de temperatura de janeiro de 2018.

No mesmo dia, as estações meteorológicas de Groh marcaram pico de 38ºC em Brusque, sendo que o bairro Tomaz Coelho registrou 38,3ºC. Já no Centro, Rio Branco e Santa Luzia, os termômetros marcaram 37,5ºC.

Já na tarde de quarta-feira, 30, a estação do bairro Tomaz Coelho registrou 40,1ºC. A sensação de calor no município, entretanto, foi de 56ºC.  No bairro Aymoré, em Guabiruba, a temperatura chegou a 40ºC.