X
X

Buscar

Fórum discute importância de planejamento em terraplanagens, em Brusque

Especialistas explicaram como manipulação em terrenos sem conhecimento pode causar desastres

A 11ª edição do Fórum Permanente de Prevenção de Desastres na Bacia do Itajaí, realizada na Unifebe e na Sociedade Esportiva Bandeirante, abordou um tema de interesse direto dos moradores de Brusque e região: a importância da implementação de processos inovadores e boas práticas na execução dos serviços e obras de terraplanagem.

Durante o evento, que iniciou na última terça-feira, 14, e encerra nesta quinta-feira, 16, são realizadas palestras com especialistas da área de geologia. Acompanharam o fórum acadêmicos, gestores do setor de Defesa Civil de municípios da região e membros da sociedade civil.

Os palestrantes comprovaram por meio de dados apresentados ao público que a ação do homem em terraplanagens sem planejamento é diretamente responsável por uma série de futuras complicações que podem se tornar desastres, como o exemplo do deslizamento de terras.

O evento é uma parceira da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), por meio do projeto de extensão Atmosfera, Comitê do Itajaí e Fundação Piava, com apoio da Unifebe.

Deslizamentos com ação do homem
Abrindo a sessão de palestras da noite desta quarta-feira, 15, o professor e biólogo Maurício Pozzobon apresentou o resultado de uma pesquisa realizada sobre deslizamentos em Blumenau entre os anos de 2009 e 2018, separando entre ações naturais e ações com interferência do homem por meio de terraplanagens sem planejamento. “Mais de 90% destes deslizamentos foram de responsabilidade de pessoas que executaram terraplanagens sem observar requisitos mínimos”, explica.

O levantamento partiu de 2009 por ser o ano imediatamente seguinte a um dos maiores desastres da região do Vale do Itajaí. Conforme explicou Pozzobon, muito pouco foi feito nos anos que se seguiram para que novos desastres não se repetissem, e algumas medidas se comprovaram equivocadas.

Segundo a engenheira ambiental Rafaela Vieira, que é doutora na área e especializada em planejamento urbano e regional, a falta de conhecimento é o ponto principal dos problemas em terraplanagem. “Os municípios possuem suas cartas de aptidão e urbanização, identificando áreas habilitadas ou não habilitadas para edificação, e mesmo assim gestores e comunidade muitas vezes não sabem como utilizar essa ferramenta. Dependendo de como é feita a manipulação dos terrenos, a população pode tornar uma área definida como normal em uma zona de risco”.

Planejamento urbano
Os principais problemas relacionados aos desastres urbanos têm como origem o crescimento desordenado dos municípios. Este foi um dos principais assuntos abordados pela doutora em Geografia Física Kátia Canil, que é de São Paulo e foi palestrante da noite.
Segundo ela, é preciso uma vigilância constante dos órgãos públicos e que acompanhe em tempo real o crescimento habitacional. “As cidades crescem de forma desordenada, e você tem que acompanhar esse crescimento. É preciso trabalhar melhor os espaços para que haja segurança aos moradores, principalmente nas áreas periféricas em que a comunidade costuma ficar em segundo plano”.

Doutora Kátia Canil abriu o ciclo de palestras do segundo dia de fórum. Foto: Cristóvão Vieira

Para Edinéia Pereira da Silva, pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unifebe, levantar este tema para discussão é de suma importância à comunidade brusquense. “O tema da terraplanagem é fundamental para a nossa cidade. Entre os municípios que participam do fórum, Brusque é apontada como a mais problemática com esta questão. A Unifebe é uma universidade comunitária, nos dedicamos muito aos assuntos referentes à nossa comunidade, e estar apoiando e sediando o fórum é um serviço que nos orgulha de poder oferecer”.

Programação desta quinta-feira, 16

9h Oficina: “Utilização da Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização Aplicada à Gestão do Território”, Kátia Canil (UFABC)

9h Minicurso: “Impacto do Uso e Ocupação de Encostas e Obras na Terraplanagem na Potencialização de Desastres: Análise de Casos Práticos” Rafael Higashi (UFSC)

13h30 Saída Técnica: “Práticas de Terraplanagem”

Local: Unifebe (Rua Dorval Luz, n° 123, bairro Santa Terezinha)