Fórum Sindical de Brusque solicita reunião com prefeito para mudanças nas vagas em creches e cotas de exames para trabalhadores

Trabalhadores relatam dificuldade de encontrar alternativas para manter os filhos em segurança enquanto trabalham

Fórum Sindical de Brusque solicita reunião com prefeito para mudanças nas vagas em creches e cotas de exames para trabalhadores

Trabalhadores relatam dificuldade de encontrar alternativas para manter os filhos em segurança enquanto trabalham

O Fórum de Entidades Sindicais de Trabalhadores de Brusque e região protocolou, na última semana, um pedido de reunião com o prefeito de Brusque, André Vechi. O objetivo é discutir mudanças que impactam diretamente a classe trabalhadora: os novos critérios para a oferta de vagas em creches em período integral e o restabelecimento da parceria que garante cotas de exames para trabalhadores atendidos pelos médicos das entidades sindicais.

Os temas foram debatidos durante reunião do Fórum Sindical, realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e Região (Sintricomb).

O encontro reuniu dirigentes sindicais e foi conduzido pelo coordenador do Fórum, Izaias Otaviano, que reforçou a necessidade de união para defender os direitos dos trabalhadores.

Saúde e exames para trabalhadores

Os sindicatos cobram avanços na negociação com a Prefeitura de Brusque para assegurar uma cota de exames para os trabalhadores atendidos pelos médicos das entidades sindicais.

O assunto já foi tratado com o prefeito André Vechi em reunião no ano passado, mas até o momento não houve retorno efetivo sobre o restabelecimento da parceria com a Prefeitura de Brusque.

Atualmente, o trabalhador atendido pelos médicos dos sindicatos que necessita realizar algum exame, precisa passar por novo atendimento médico na Unidade Básica de Saúde de seu bairro, para solicitar a realização dos exames pelo SUS.

“A cota de exames já existia anteriormente e com isso os trabalhadores não precisavam tirar vagas de outras pessoas nos atendimentos nos postos de saúde, para validar o pedido de exames pelo SUS, como acontece hoje. Se retomarmos essa parceria com a Prefeitura de Brusque, todos ganham, já que atualmente, as entidades sindicais realizam, anualmente, uma média de quase 300 mil atendimentos na área da saúde, de trabalhadores associados e também seus dependentes. Números muito expressivos que deixam de ir para a rede pública, que seria sobrecarregada se não houvesse os atendimentos médicos nos sindicatos”, ressalta Otaviano.

Serviços dos sindicatos

Os serviços disponibilizados pelas entidades sindicais de Brusque englobam uma ampla gama de benefícios, desde consultas médicas e odontológicas até exames e convênios com diversas clínicas e instituições de saúde da região.

“Os números são impressionantes e refletem não apenas a qualidade, mas também a magnitude dos serviços prestados pelos sindicatos. Divididos ao longo dos 12 meses do ano, esses atendimentos representam um alívio significativo para o Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade de Brusque”, reforça o coordenador do Fórum Sindical.

Educação infantil e preocupação com creches

A mudança na oferta de vagas em creches municipais para o atendimento em período integral para novos alunos tem preocupado pais e mães trabalhadores.

A decisão compromete a rotina de muitas famílias que precisam conciliar a jornada de trabalho com o cuidado dos filhos pequenos. Muitos trabalhadores já relataram aos sindicatos a dificuldade de encontrar alternativas para manter os filhos em segurança enquanto cumprem seus horários profissionais.

“Já protocolamos na prefeitura um pedido de reunião com o prefeito para tratar desta temática, assim como das cotas de exames. São questões que afetam diretamente a classe trabalhadora, e nós, enquanto entidades sindicais, não vamos aceitar que essas mudanças sejam feitas sem diálogo. Os trabalhadores precisam ser ouvidos e atendidos”, destaca Otaviano. O Fórum Sindical aguarda um posicionamento da prefeitura.

Leia também:

1. Brusquense que busca dar a volta ao mundo chega a 50 países visitados
2. Moradores terão que pagar para adequar calçadas irregulares em Brusque, e prefeitura dará asfalto novo em contrapartida
3. Após quatro décadas, padre Adilson José Colombi publica sua última coluna no jornal O Município
4. Inspetoria do Crea realizou mais de 2 mil fiscalizações em Brusque em 2024
5. Rodolfo Potiguar chega à marca de 250 jogos pelo Brusque


Assista agora mesmo!

Danceteria Komitte reuniu jovens dos anos 1990 e 2000 em diversas festas temáticas:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo