Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Fórum Sindical reivindica melhorias na Saúde e mais

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Fórum Sindical reivindica melhorias na Saúde e mais

Página 3

Reivindicações
O prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle, recebeu ontem o Fórum Sindical de Brusque, em seu gabinete. O encontro, que contou com a presença secretário da Saúde, Humberto Fornari, reuniu os representantes das 12 entidades que fazem parte do Fórum. Os sindicalistas levaram reivindicações da área da saúde.

Prefeitura de Brusque/Divulgação

Medidas na Saúde
Na conversa com os representantes sindicais, Paegle afirmou que tem tomado medidas para sanar os entraves encontrados na área. Novamente, o prefeito disse que o problema é fruto de outras administrações, mas se comprometeu a trabalhar para solucionar o problema. “Sabemos que temos uma fila de espera e queremos resolver. Entre as ações que adotamos está o programa Fila Zero, que pretende normalizar a demanda de consultas e procedimentos cirúrgicos”.


Movimento
A reivindicação dos sindicalistas sobre a saúde pode ser entendida como um movimento do Fórum Sindical para evitar problema como o que ocorreu no ano passado, quando, na gestão de Bóca Cunha, e a prefeitura deixou de aceitar requisições por exames de médicos conveniados aos sindicatos. Houve muita polêmica e os sindicalistas se insurgiram. A gritaria foi tão grande que Bóca teve de voltar atrás e readmitir as receitas na rede municipal.


Nomeações
A Prefeitura de Brusque publicou 25 nomeações de servidores para cargos comissionados, no Diário Oficial dos Municípios do dia 10 deste mês. Todas são retroativas, ou seja, foram divulgadas agora, mas têm validade desde meados de janeiro, o que é permitido pela lei.

Dentre os nomes, há alguns já conhecidos que vinham ocupando pastas, como o secretário de Saúde Humberto Fornari; Renato de Borba, que passou a diretor da Secretaria de Obras; e Cristiano Bittencourt, que é o diretor da Secretaria de Orçamento e Gestão, incorporada pela Fazenda.


Substituições

Na semana passada, a Prefeitura de Brusque publicou no Diário Oficial dos Municípios substituições dos representantes governamentais no Conselho Municipal do Meio Ambiente. Os nomeados foram: Milene Zapala Roza, do Zoobotânico; Lucie Herta Hilbert, da Secretaria de Saúde; Cláudio Santana; da Educação; Fernando Hegnr, da Procuradoria-Geral do Município; e Márcio Cardozo, do Samae.


Zoobotânico
O prefeito Jonas Paegle publicou portaria, neste mês, com efeito retroativo, designando o secretário de Desenvolvimento Econômico João Beuting para responder interinamente pelo parque Zoobotânico. Essa mudança já era pretendida pelo governo, porque, na prometida reforma administrativa, o Zoo será subordinado à pasta do Desenvolvimento Econômico.

Arquivo O Município

Decoração em pauta

Comerciantes e gerentes de estabelecimentos localizados na área central participaram de reunião ontem à noite, no Innovare Executive Hotel. Em pauta, ações para melhorar as decorações de datas festivas como Páscoa, Natal e Fenarreco, entre outras. O encontro foi promovido pela Secretaria de Turismo em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista de Brusque (Sindilojas).


Patrimônio histórico
A Casa de Brusque realiza reunião amanhã à noite, às 19h, na sede da entidade (avenida Otto Renaux, 285, São Luiz), para debater a preservação do patrimônio histórico da cidade, com o tema “Preservação da história do berço da fiação: Complexo Fábrica Renaux”. Lideranças brusquenses e interessados estão convidados.


Presidente do Coegemas

Na última semana, a Secretária de Assistência Social e Habitação, Mariana Martins da Silva, participou da reunião do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Santa Catarina (Coegemas), em Rio do Sul. Ela foi eleita como representante dos municípios de grande porte, já que Brusque se enquadra dessa forma na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A CIB é instância de negociação entre municípios e o estado, e tem a responsabilidade de discutir e pactuar os recursos destinados ao cofinanciamento estadual aos municípios, entre outras atribuições. Mariana destacou que vai trabalhar para trazer mais recursos para Brusque, já que com a eleição ela vai ter um contato mais direto com as intrâncias que tratam dos recursos.


Livros sem multa
Quem tiver livros com prazo de devolução atrasado na Biblioteca Municipal Ary Cabral, poderá procurar a instituição para devolver os exemplares sem multa. A ação é em comemoração ao Dia do Bibliotecário, comemorado no domingo, 12. Além disso, haverá sorteio de livros. Para participar, basta visitar o local, na praça da Cidadania, e deixar o nome na lista.

Arquivo O Município
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio