Reitor da Unifebe participa de audiência com o ministro da Educação em Brasília

Günther Lother Pertschy, vice-presidente da Acafe, apresentou as demandas da entidade a José Mendonça Bezerra Filho

Reitor da Unifebe participa de audiência com o ministro da Educação em Brasília

Günther Lother Pertschy, vice-presidente da Acafe, apresentou as demandas da entidade a José Mendonça Bezerra Filho

Na posição de vice-presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), o reitor do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Günther Lother Pertschy, participou de audiência com o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, em Brasília.

A Acafe, junto ao Fórum Parlamentar Catarinense, apresentou a Bezerra Filho as demandas e solicitações das universidades comunitárias do estado. Entre elas está o prolongamento do período de vigor do Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies). Este sistema permite às universidades renegociar suas dívidas tributárias com o governo federal, convertendo até 90% dos débitos em bolsas de estudo, ao longo de 15 anos. A solicitação foi para que vigorasse por 20 anos.

Boa recepção
Pertschy avaliou como positiva a passagem pela capital federal. “A nossa ida a Brasília foi um evento de grande sucesso. No primeiro dia, além de visitas de articulação com vários deputados federais e senadores catarinenses, também participamos do lançamento da Frente Parlamentar em Prol às Comunitárias, que é uma iniciativa dos catarinenses e irá se estender para as bancadas de outros estados em benefício desse terceiro modelo de instituição de ensino superior do Brasil”.

Além do prolongamento do Proies, foram reivindicados a ampliação dos cursos técnicos e de graduação a distância e a regulamentação da Lei das Comunitárias. “O ministro novamente realçou a sua solidariedade e apoio sem nenhum tipo de restrição para que concretizemos a questão da regulamentação da Lei das Comunitárias. Agora, o trabalho é com a nossa bancada catarinense para dar continuidade ao processo por meio da legislação no sentido de fazer isso se tornar efetivo”.

Estiveram presentes na reunião os senadores Paulo Bauer e Dario Berger, as deputadas Carmen Zanotto e Geovania de Sá, os deputados João Paulo Kleinubing, Esperidião Amin, Ronaldo Benedet, Mauro Mariani, Jorginho Melo e Marco Tebaldi, o secretário de Estado de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, e assessores parlamentares.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio