Frases nazistas são pichadas em banheiro de universidade catarinense
Universidade se reuniu com a Polícia Federal para relatar o episódio e buscar orientações
Universidade se reuniu com a Polícia Federal para relatar o episódio e buscar orientações
Frases racistas e nazistas foram pichadas no banheiro da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Joinville, nesta quarta-feira, 26. Na pichação estava uma suástica junto a frase “maus Jude” e significa “ratos judeus”. A direção do Centro de Tecnologia de Joinville (CTJ) se reuniu com a Polícia Federal para relatar o episódio e buscar orientações.
Segundo a UFSC, foram enviadas as informações necessárias para registro de boletim de ocorrência, que será aberto junto à Polícia Civil, encarregada de investigar o caso. As imagens da frase de ataque aos judeus serão anexadas o boletim de ocorrência, que será juntado aos autos do processo que já tramita na Polícia Civil para investigar a existência de uma célula neonazista em Santa Catarina.
Ao mesmo tempo, a direção reforçou o pedido de atenção à equipe de segurança do campus.
O Diretório Acadêmico Livre das Engenharias da Mobilidade (Dalem), emitiu uma nota de repúdio nas redes sociais. Na nota, o Dalem orienta que os estudantes se cuidem e denunciem qualquer suspeita.
Ver essa foto no Instagram
Na quinta-feira, 20, quatro pessoas foram presas suspeitas de integrar células neonazistas em Santa Catarina, três delas foram presas em Joinville e entre os suspeitos havia estudantes da UFSC.
A operação da Polícia Federal apreendeu na casa deles vasto material de cunho nazista, além de armas de fogo. Investigações cibernéticas se iniciaram e encontraram vídeos onde jovens usam símbolos depreciando judeus e simulando tiros.Também jovens diziam ser a nova SS de Santa Catarina. SS é a sigla para Schutzstaffel, esquadrão leal de Adolf Hitler.
Segundo o delegado Arthur Lopes, responsável pelo caso, os presos em Joinville foram encaminhados para a unidade prisional local da cidade.
Na ocasião, a UFSC emitiu uma nota de repúdio ao envolvimento dos estudantes e informou que denúncias podem ser encaminhadas para a ouvidoria da instituição de ensino.
Leia também:
– AGORA: Pessoa fica ferida após carro capotar no Santa Rita, em Brusque
– Tempo: saiba por que a previsão para o domingo das eleições requer atenção
– Violência sexual: Savs realiza mais de 350 atendimentos em três anos em Brusque
– VÍDEO – Suspeitos colocam fogo em ponte no Vale do Itajaí após morte de homem em confronto com a PM
– Bispo de Joinville entrega presente para Papa Francisco no Vaticano
– Assista agora:
“O apoio da família ajuda a superar essa fase difícil”, diz brusquense que venceu o câncer de mama