X
X

Buscar

Frente fria entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina provoca instabilidade do tempo

Risco de chuvas fortes segue até quinta-feira

Nesta terça-feira, 23, o processo de formação e atuação de uma frente fria entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina provoca chuvas e temporais isolados em Santa Catarina, segundo informações da meteorologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil e da Epagri/Ciram.

As regiões preferenciais para as chuvas são o Grande Oeste e áreas de divisa com o estado gaúcho, mas não se descartam temporais e pancadas isoladas nas demais regiões. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais e à chuva intensa, como alagamentos pontuais.

Amanheceu com temperaturas entre 11°C e 14°C nos planaltos e Meio-Oeste e entre 16°C e 19°C nas demais regiões. No Grande Oeste e Planalto Sul, a maior cobertura de nuvens faz com que as máximas fiquem entre 20°C e 24°C. No litoral, norte do estado e Vale do Itajaí, as máximas variam entre 27°C e 30°C.

“A chuva já ocorre nesta manhã de terça no Oeste, associada a alguns raios e no decorrer do dia essa instabilidade chega nas demais áreas do estado com menor chance para o litoral. Nós vamos ter ainda uma frente fria se aproximando de Santa Catarina a partir desta terça-feira e essa condição deve deixar o tempo instável nesta quarta-feira, 24”, informou a meteorologista da Epagri, Gilsânia Cruz.

“Não está descartado um temporal mais localizado na madrugada e na noite de quarta já começa a melhorar o tempo e diminui a condição de chuva. Já a quinta-feira permanece com tempo instável com temperaturas mais amenas”, completou.

Quarta-feira

Nesta quarta-feira, a frente fria segue influenciando as condições do tempo em Santa Catarina, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas e temporais isolados em todas as regiões ao longo do dia. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas.

Os ventos de direção sul no litoral, com intensidade fraca a moderada e de oeste/sudoeste no interior do estado, com intensidade fraca. No amanhecer, as temperaturas variam de 14°C a 17°C entre os planaltos e o Meio-Oeste e de 18 a 22°C nas demais regiões.

As temperaturas máximas ficam na casa dos 20°C no Planalto Sul e dos 24°C no Grande Oeste devido à maior presença de nuvens. Entre o Baixo e Médio Vale do Itajaí e Litoral Norte, o predomínio de sol faz com que as máximas fiquem na casa dos 30°C. Nas demais regiões, as máximas variam entre 26°C e 28°C.

Quinta-feira

Uma nova frente fria e perturbações associadas a um sistema de baixa pressão na Argentina mantêm o tempo instável em Santa Catarina na quinta-feira, 25. Há condições para pancadas de chuvas e temporais isolados em todas as regiões, especialmente no Grande Oeste.

O risco segue baixo para ocorrências meteorológicas. As temperaturas mínimas ficam na casa dos 13°C no Planalto Sul e variam entre 16°C e 18°C nas demais regiões. As temperaturas máximas oscilam entre 20°C e 22°C dos planaltos ao litoral e variam de 25°C a 28°C no Grande Oeste.

O mar fica agitado no Litoral Sul e Grande Florianópolis devido à persistência de ventos de quadrante sul próximo à costa, com ondas de direção sul com alturas entre 2,0 e 2,5 metros.

Sexta-feira

Na sexta-feira, 26, a intensificação do fluxo de ar quente do norte do país deve favorecer o predomínio de sol entre nuvens no estado, mas não se descarta a ocorrência de temporais isolados no sul catarinense. Com as instabilidades concentradas no Rio Grande do Sul, o tempo deve permanecer firme em Santa Catarina no sábado, 27.

Leia também:

1. Guabiruba: descubra o que faz seu interior ser tão especial
2. Divulgado horário de velório e sepultamento de pastor de Brusque que morreu aos 62 anos
3. VÍDEO – Influenciadora de Brusque joga R$ 10 mil de helicóptero na Praia Central de Balneário Camboriú
4. Prefeitura de Brusque assina ordem de serviço para execução da Beira Rio no sentido do bairro Dom Joaquim
5. Bolsonaro participará do congresso Gideões, em Camboriú, nesta terça-feira


Assista agora mesmo!

Médica na UTI Móvel do Samu atende homem com mandíbula arrancada em seu primeiro plantão: