GALERIA – Alunos do Dom João Becker apresentam teatro da Paixão de Cristo, tradição na escola
Teatro, que é realizado há 15 anos, é apresentado pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio
Teatro, que é realizado há 15 anos, é apresentado pelos alunos do terceiro ano do Ensino Médio
O teatro da Paixão de Cristo é uma tradição na escola Dom João Becker, em Brusque. Todos os anos, alunos do terceiro ano do Ensino Médio realizam a apresentação para os demais estudantes e para comunidade no pátio da escola. O teatro aconteceu na manhã desta quarta-feira, 5.
Tradição de 15 anos da escola, os estudantes se vestem com as roupas características do teatro da Paixão. Jesus, Maria, Pilatos, os soldados e todos os demais personagens são representados na apresentação.
O assessor da escola, João Ricardo, é o responsável pela organização do evento. De acordo com ele, havia cerca de 60 personagens representados pelos alunos do terceirão. Pais, convidados e outros 600 estudantes acompanharam o teatro.
“É sempre gratificante e, mais ainda, emocionante. Cada ano tem algo diferente, pois são equipes diferentes e cada vez os alunos se interessam mais. Tem gente que se prepara para isso e é uma alegria muito grande acompanhar esse desafio para eles”, afirma João.
A apresentação teve início por volta das 8h30 e durou pouco mais de 30 minutos. Para abrir o teatro, as alunas do 9º ano da escola Professora Augusta Dutra de Souza, escola convidada, realizaram uma apresentação de dança.
“Pela primeira vez, trouxemos alunos do 9º ano. No ano que vem, eles estarão no 1º ano do Ensino Médio. Sendo assim, um caminho será aberto para que estes estudantes do 9º ano entendam o que é o Ensino Médio”, comenta.
João detalha que a preparação para a apresentação começou já no primeiro dia de aula dos estudantes no terceirão. Ele colocou os nomes dos personagens no quadro e os alunos escolheram quais papéis gostariam de interpretar.
“Quando eles assistem ao teatro, eles já escolhem os personagens. Não tenho dificuldade para escolher nenhum. Coloco os personagens no quadro da sala. Jesus, Caifás, Pilatos, Herodes… Todos eles escolhem”, conta o organizador.
Neste ano, tudo começou no dia 8 de fevereiro e os alunos tiveram pouco mais de um mês de ensaio até chegar o dia da apresentação. João comenta que a preparação para o teatro envolve várias disciplinas.
“Envolvemos todos os professores e cada professor dá uma pontinha de participação e desafio para esses alunos. Nós vemos a animação no brilho dos olhos dos alunos. Os pais deles vieram. Inclusive, os pais que trabalham na fábrica pediram dispensa do trabalho para assistir o teatro”.
Todos os anos o teatro acontece no pátio da escola, ao ar livre. Nesta quarta, fez sol na cidade. João afirma que sempre foi agraciado com dias sem chuva em todas as apresentações, garantindo a realização do espetáculo sem transtornos.
O teatro da Paixão de Cristo acontece todos os anos na época da Páscoa e relembra a história da crucificação de Jesus. Diversas apresentações espalhadas pelo Brasil relembram a história. O teatro no Dom João Becker só não aconteceu durante a pandemia.
Em Guabiruba, por exemplo, o teatro reúne espectadores da cidade e da região na comunidade São Cristóvão, no Aymoré. As apresentações acontecem a cada dois anos. Na última edição, em 2021, o teatro contou com a participação da atriz Mônica Carvalho, que interpretou Maria.
– Assista agora:
Goreti Dutra: conheça a professora que utiliza o Instagram como ferramenta de ensino para os alunos