X
X

Buscar

GALERIA – Após pedido de vereadores do MDB, prefeito de Guabiruba deve falar sobre situação do Cras do Lageado Baixo

Foi aprovado na Câmara de Guabiruba um requerimento dos vereadores do MDB, que compõem a oposição, solicitando que o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke (PP), preste informações sobre a situação do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Lageado Baixo. O requerimento foi aprovado nesta quarta-feira, 15, por unanimidade. O documento é assinado […]

Foi aprovado na Câmara de Guabiruba um requerimento dos vereadores do MDB, que compõem a oposição, solicitando que o prefeito de Guabiruba, Valmir Zirke (PP), preste informações sobre a situação do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Lageado Baixo. O requerimento foi aprovado nesta quarta-feira, 15, por unanimidade.

O documento é assinado pelos vereadores emedebistas Wagner Fischer Westarb, Maria Simone Fischer, Vilmar Gums e Ronaldo Kohler. Eles pedem que a prefeitura preste maiores informações sobre o espaço, considerado pelos parlamentares como “precário”.

A situação da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Emprego, no Centro, e a suposta dificuldade de atendimento também deve ser comentada. O Cras do Lageado Baixo foi inaugurado em julho de 2017, na gestão do ex-prefeito Matias Kohler. Imagens registradas no local mostram rachaduras nas paredes, bolhas no teto e mofo.

O que diz a prefeitura

Procurada por O Município, a Prefeitura de Guabiruba se manifestou. Confira a nota completa: O Cras se trata de uma edificação construída pelo Governo do Estado de Santa Catarina. A obra foi entregue no ano de 2017. Devido à ocorrência de patologias na edificação, em 2020 foi feito um relatório técnico e acionado o governo do estado para que adotasse as providências necessárias para notificação da empresa construtora, considerando que a obra ainda estava no prazo legal de garantia.

Diante da morosidade na resolução do problema por parte do governo do estado, a Prefeitura de Guabiruba elaborou e finalizou em 2022, por sua própria conta, um projeto de reforma da edificação que compreende ao Cras, com o objetivo de solucionar as patologias existentes e oferecer uma estrutura mais adequada para o atendimento no local.

No ano passado, 2022, já com o projeto de reforma finalizado, o município consultou o governo do estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, solicitando autorização para realizar com recursos próprios a obra de reforma pretendida, tendo recebido a referida autorização em 19/08/2022. Após esta data, o projeto e orçamento da obra foram revisados e, em breve, será publicado edital do processo licitatório para contratação de empresa para execução da obra.

Confira a galeria:

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação

– Assista agora:
Luciana Gamba: conheça a trajetória da professora que atua há mais de 40 anos na educação de Brusque