GALERIA – Superação e emoção marcam 2ª Corrida da Apae de Brusque
Provas reuniram mais de 1,4 mil atletas neste domingo
Mais de 1,4 mil atletas profissionais e amadores participaram da 2ª Corrida da Apae, em Brusque, na manhã deste domingo, 26. Apesar do frio, entre o fôlego cansado e o suor, a chegada ao final da corrida solidária foi calorosa e rendeu lágrimas de emoção dos corredores.
Entre eles estava Gabriele Bertolini, a Gabi, que correu pelo projeto Pernas Solidárias. Ela foi conduzida por Djonatan Alex Will, de 34 anos, por 10 quilômetros.
Ele, que é morador de Luiz Alves, conta que foi a primeira vez que participou do evento. “A sensação é muito boa. A Gabi ficou emocionada. No trajeto, muitos conheciam ela, que estava muito empolgada”, conta ele.
Participante do projeto Pernas Solidárias em Gaspar, o professor de educação física Igor Santos Souza, 38, conduziu Keli Filippe, 21. “Este é o segundo ano que mantemos essa parceria”, inicia.
“O nosso projeto, em Gaspar, começou com a Keli. Em geral, é superação. Estou voltando de uma lesão e estava há cinco meses sem treinar. A emoção é gigante, é alegria para eles e para nós também, gratificante”, comenta.
Também moradora de Gaspar, Andreia Rodrigues França, 35, participou da prova. “Foi muito legal, é uma honra participar com o Pernas Solidárias”, diz.
Ela foi conduzida por Andreia Mosimann, 52. “É uma prova muito especial, sempre é muito especial correr com os cadeirantes. Neste momento, estamos emprestando as nossas pernas. O trajeto é cheio de emoção, dedicamos esse tempo a eles”, completa a condutora.
A largada da 2ª Corrida da Apae de Brusque foi às 7h, na sede da entidade, e o percurso seguiu pela avenida Beira Rio. Mais de 800 atletas só de Brusque foram confirmados. Além deles, a competição teve a presença confirmada de atletas do Paraná, São Paulo, Acre e de mais de 40 cidades catarinenses. A empresa responsável pela organização e execução do evento foi a DTO Sports.
Manhã de vitórias
A 2ª edição, que estava prevista para ocorrer no dia 19 de maio, precisou ser adiada por conta do mau tempo e da grande quantidade de chuvas.
Apesar da mudança de planos, o evento neste domingo foi considerado um sucesso pela a organização: foram arrecadados R$ 100.853,51 para a Apae de Brusque e R$ 11.205,95 para o Pernas Solidárias. A 3ª edição já está marcada para acontecer em 18 de maio de 2025.
Além da Apae, entre os vitoriosos estava o atleta Rafael de Oliveira, ou Rafinha, de 34 anos, que ficou em primeiro lugar na corrida na categoria geral masculino dos 5 km. “Eu me preparei para essa prova e correr dentro de casa é uma sensação de adrenalina, com torcida a seu favor”, diz. “A Apae precisa desse apoio e, agora, é se preparar para a próxima”, comenta.
Charles Viana, de 45 anos, que ficou em 1º na mesma categoria, mas nos 10 km, também ressaltou a importância do evento. “No meio da galera que corre, há coisas mais importantes do que a própria corrida. Mas nada é difícil para quem faz o que ama e, correr aqui, com essa motivação, é um gás a mais”, finaliza.
Confira fotos da 2ª Corrida da Apae de Brusque:
Leia os destaques da semana:
1. Zagueiro brusquense é campeão do Chipre com o Apoel
2. Prefeitura de Brusque publica edital para contratar professores e serventes de serviços gerais; saiba como participar
3. Programa de castração de animais está parado em Brusque; entenda o motivo
4. “A cidade não pode ficar parada por causa de burocracia”, diz Jean Dalmolin, novo presidente da Câmara de Brusque
Assista agora mesmo!
Médico da Nicarágua faz carreira trabalhando no SUS de Brusque: