Um almoço festivo marcará os 100 anos de instalação da primeira usina hidrelétrica e a geração de energia elétrica em Brusque. O evento ocorrerá em 23 de novembro, no restaurante do Pesque-pague Vicentini, em Guabiruba Sul. A programação foi organizada por uma comissão formada por descendentes de João Bauer.
– Ele que foi o mentor da energia elétrica para a cidade – informa Mauro Bauer Moritz, membro da comissão.
A inauguração da usina hidrelétrica foi em 13 de novembro de 1913, em Guabiruba Sul, que na época ainda pertencia a Brusque. Nas comemorações do cinqüentenário do acontecimento, foi instalado um monumento a João Bauer, no recém-inaugurado parque Caixa d’Água, atual Parque Leopoldo Moritz, em 27 de maio de 1964. Atualmente, com a divisão do parque, o busto está em uma pequena praça, no pátio do Samae.
Como o Samae fica fechado durante os fins de semana, não é possível a visitação ao monumento. “A intenção inicial era retirá-lo do local e trazer para a Praça Sesquicentenário. Mas, como soube que o parque passa por uma revitalização, a administração pública nos prometeu que restauraria esse monumento”, comenta Moritz.
O chefe municipal de gabinete, Cedenir Alberto Simon garantiu que o busto será retirado do local onde está hoje e colocado em um lugar com mais visibilidade.
– A prefeitura ficou com a função de dar uma maior valorização para esse monumento. Por isso, ele está incluso no projeto arquitetônico de revitalização do parque – confirma Simon.
Sobre a mudança para a praça Sesquicentenário, o chefe de gabinente diz que o local já conta com três monumentos.
– Até mesmo porque o busto já está no parque e também, tem uma relação com o local e toda uma história – explica.
Segundo Simon, a meta da administração é finalizar a revitalização ainda este ano. – Mas não podemos precisar uma data ainda – salienta Simon.
De acordo com Moritz, além de levar o monumento para um local mais visível, a comissão também pretende fazer um memorial.
– Algo que chame a atenção. Temos partes do chafariz que estava na mansão de João Bauer e, queremos instalar perto do busto – complementa.
Luz a Brusque
A inauguração da usina hidrelétrica de Guabiruba ocorreu em 13 de novembro de 1913. Mesmo dia em que João Bauer completava 64 anos de vida. A casa de máquinas tinha uma área de apenas 40 metros quadrado, onde ficavam as turbinas e geradores com 135 KWA cada um, em um total de 270 KWA.
Os 14 quilômetros de fios tinham capacidade de transportar 5 mil volts até a estação distribuidora, construída no início da rua das Carreiras, atualemente a rua Hercílio Luz, no Centro de Brusque. Na vila, os postes de ferro foram levantados nas ruas: Barão de Ivinheima (Carlos Renaux), Carreiras (Hercílio Luz), Conselheiro Willerding (Rui Barbosa), Lauro Muller (parcial), Barão do Rio Branco (parcial) e 15 de Novembro.
Com a instalação da energia elétrica, possibilitou a modernização da produção têxtil e os trabalhos noturnos regulares. Porém, com o aumento do consumo, a usina enfrentou problemas no fornecimento da energia. Em 1921, Bauer recebeu proposta da Empresa Força e Luz Santa Catarina, com sede em Blumenau. A venda foi concretizada em 12 de agosto