Dezessete escolas municipais participaram da 3ª edição da gincana Paz no Trânsito, que aconteceu durante todo o dia de ontem, no pavilhão do Centro de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof.
O evento é uma parceria entre prefeitura de Brusque e secretarias de Educação e Trânsito e Mobilidade. Cerca de 400 alunos acompanharam as apresentações culturais e atividades preparadas pela organização do evento.
Segundo o secretário da Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram), Paulo Sestrem, a gincana foi criada para que as escolas pudessem colocar em prática o que ensinaram durante todo o ano.
– Todos os anos montamos um material que é entregue para as escolas no início do ano, para no fim do ano apresentarem por meio da gincana -, comenta.
O principal objetivo do evento é atingir o maior número de pessoas, para que possam levar o conhecimento para casa, rua e amigos.
Neste ano, as secretarias optaram por fazer um evento único. O secretário da Setram, Paulo Sestrem, lembra que nas outras edições a gincana acontecia paralela à Mostra de Educação.
Outro diferencial neste ano foi a prova do banner. As escolas confeccionaram um banner sustentável, com materiais reciclados, no tamanho de 2x1m.
Os cartazes precisaram abordar um dos temas: trânsito e segurança; violência e trânsito; ou cultura da paz e trânsito. Também foram realizadas atividades esportivas com torneio de tênis de mesa, corrida do ovo, corrida do saco, penalidades.
Além disso, tiveram apresentações culturais com danças, paródias, teatros, vídeos. – Durante a tarde aconteceu a prova do Quizz, em que uma dupla de cada escola responde a perguntas sobre trânsito, baseadas em material entregues nas escolas -, complementa o secretário Paulinho.
Leia matéria na íntegra, na edição impressa do MDD, na quinta-feira, 5 de dezembro.