Globo Repórter destaca os índices de segurança positivos de Brusque

Reportagem exibida nesta sexta-feira, 15, falou com moradores da cidade

Globo Repórter destaca os índices de segurança positivos de Brusque

Reportagem exibida nesta sexta-feira, 15, falou com moradores da cidade

O Globo Repórter exibido na noite desta sexta-feira, 15, pela Rede Globo, destacou Brusque como uma das cidades mais seguras do país no programa intitulado de “Brasil em paz”.

A informação é de estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que diz que o município tem o menor índice de mortes violentas entre cidades com mais de 100 mil habitantes.

O jornalista Ricardo Von Dorff chama Brusque de “cidade da paz” e destaca o alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), expectativa de vida e distribuição de renda por quase 10 minutos.

O programa falou com famílias que vieram da Bahia e do Paraná em busca de oportunidades de emprego e mais segurança. Eles relataram que não têm medo de crimes, como acontecia em suas cidades de origem.

Entre os destaques da reportagem, está o programa Rede de Vizinho, realizado por moradores e comerciantes em parceria com a Polícia Militar por meio de grupos de WhatsApp.

Um caso envolvendo o jornal O Município também foi citado como exemplo de bom funcionamento do projeto. O gerente de farmácia Clóvis Cabral contou quando um homem tentativa aplicar um golpe: “Tinha um cara vendendo propaganda de jornal, era muito barato, chamou atenção. A dona do comércio ligou pro jornal, viu que era um golpe e já botou no grupo. A polícia foi acionada e os outros comerciantes ficaram sabendo”.

O Ponto de Leitura da praça Sesquicentenário, onde os livros podem ser emprestados sem mediação e controle de segurança, foi mostrado. Seu Walter Orthmann, que trabalha há 96 anos da RenauxView, também foi ouvido. Ele entrou no Guiness Book por ser o trabalhador com mais tempo numa mesma empresa no mundo.

O trabalho da Polícia Civil foi destacado. A reportagem diz que 85% das mortes violentas foram solucionadas em Brusque. A reportagem falou com a mãe de Roberta Keller, assassinada no ano passado, e com os delegados Fernando de Faveri e Alex Bomfim Reis.

Assista ao programa na íntegra no Globo Play.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo