Governo do estado anuncia reforma em cinco escolas da região de Brusque

Deputado estadual Ricardo Alba se reuniu com diretores das instituições e prometeu celeridade no processo

Governo do estado anuncia reforma em cinco escolas da região de Brusque

Deputado estadual Ricardo Alba se reuniu com diretores das instituições e prometeu celeridade no processo

Diretores de cinco escolas da região estiveram na Gerência Regional de Educação (Gered) de Brusque no fim da tarde desta quinta-feira, 11, para uma reunião com o deputado estadual Ricardo Alba (PSL).

Na pauta do encontro estava a situação precária dos prédios das cinco unidades escolares e a necessidade urgente de reformas.

De acordo com Charles Gerati, supervisor de gestão escolar da Gered, as escolas João Boos, de Guabiruba; Osvaldo Reis, de Brusque; Bartolomeu da Silva, de Canelinha; Olívia Bastos e Valério Gomes, de Tijucas, serão contempladas no pacote de obras da Secretaria de Estado da Educação.

Com isso, o órgão aproveitou a presença do deputado Ricardo Alba em Brusque para solicitar apoio e celeridade no início dos trâmites para as reformas nos cinco educandários.

“O estado que o esta administração encontrou a educação é calamitosa. O abandono que a rede estadual de ensino está é inacreditável. Essas cinco escolas tem o encaminhamento para reforma. Agora, é nosso papel fazer a força política para que a parte burocrática saia o mais rápido possível”, destacou Alba.

O deputado ouviu o relato dos diretores das instituições, com destaque para a Escola João Boos, de Guabiruba, que há anos aguarda por melhorias em sua estrutura.

“Estamos há mais de 15 anos esperando pela reforma. Toda a nossa parte elétrica e hidráulica está comprometida. Precisamos urgente de uma reforma é uma questão até de segurança, pois todos os dias colocamos em risco mais de 600 pessoas”, diz a diretora Rosinei Cugik dos Reis.

Ela lembra que a parte elétrica da escola, por exemplo é de 1974, ano em que foi feita a última grande reforma no prédio. “Eu passo os dias consertando coisas, correndo atrás de solução, do que propriamente fazendo meu trabalho de diretora. Nós não temos mais como ficar com a escola desse jeito”.

De acordo com a Gered, o projeto da reforma da João Boos está pronto, só aguardando o edital de licitação ser publicado.

Na escola Osvaldo Reis, no bairro Santa Rita, o relato é semelhante. De acordo com o diretor da instituição, a escola está esperando desde 2002 por uma reforma. Não é possível ligar ar-condicionado e algumas salas estão com risco de interdição.

Nas duas escolas de Tijucas, o problema de estrutura também é bastante grave. As diretoras das duas escolas lembraram ao deputado que em 2017 e 2018 ambas também foram contempladas com reformas, que, na prática, não aconteceram.

O deputado se comprometeu a verificar o motivo das reformas anteriores não terem sido realizados nas escolas de Tijucas e também em agilizar todos os trâmites para que as reformas anunciadas pela Secretaria de Estado de Educação sejam feitas o mais breve possível.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio