Grupo cria primeira equipe de beisebol de Brusque
Equipe reúne-se e treina modalidade que engatinha no país; e deve competir ainda neste ano
Equipe reúne-se e treina modalidade que engatinha no país; e deve competir ainda neste ano
Santa Catarina conta com apenas duas equipes que praticam o beisebol, mas uma terceira começa a surgir no estado – e já tem nome. O recém-formado Brusque Brewers é composto por apaixonados pela modalidade que ainda busca seu espaço no Brasil. De acordo com a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), o esporte do taco movimenta 120 times espalhados pelo país.
Leia também: Regularização dos jogos de azar divide opiniões em Brusque
Incentivados por um ex-atleta da modalidade que veio morar em Brusque, Yuri Goossens, o Brewers já conta com 13 componentes que treinam há duas semanas. Goossens teve como último clube o BH Capitals, de Belo Horizonte, cidade onde morava antes de vir para o berço da fiação catarinense.
Com a ajuda da Associação de Moradores do Bairro Jardim Maluche, um antigo campo de futebol abandonado da comunidade foi cedida ao Brewers. A Prefeitura de Brusque colaborou realizando a limpeza do terreno, que ficou pronto no último fim de semana.
Mesmo sem os retoques finais, contudo, o grupo já realizou dois treinos. “Estávamos ansiosos para começar a treinar. Nosso desejo é ajudar a formar uma liga catarinense de clubes, junto com as outras duas equipes do estado, e realizar um torneio ainda em setembro”, afirma Goossens. Participariam do certame as equipes Floripa Ichiban e o Joinville Royals.
Projeto semeado
O primeiro passo para que Brusque tenha uma equipe de beisebol foi dado, mas o grupo ainda terá muitos desafios pela frente. O principal será encontrar atletas interessados na prática, além de incentivar e promover o esporte pouco conhecido na cidade.
Mas, segundo André Pettermann, o Buda, também atleta do Brewers, já começam a pipocar aspirantes a jogador de beisebol. “Assim que formamos nossa fan page no Facebook, recebemos uma enxurrada de mensagens. Pessoas perguntando horário e local de treino”, afirma. A página do Brusque Brewers já conta com as fotos dos primeiros atletas do clube treinando no campo do Jardim Maluche.
Para entender melhor o terreno do beisebol no estado, o atleta Paulo Colzani fez visitas ao Joinville Royals, que joga a liga gaúcha por não ter com quem competir aqui. “Ele se empolgou e treinou com o grupo por um tempo. Queria conhecer a estrutura dos caras. O pessoal de Joinville nos incentivou com a ideia de montar um time”, completa Buda.
O pioneirismo do grupo pode crescer ainda mais até o fim do ano. Se de fato os times do estado conseguirem formar uma inédita Liga Catarinense de Beisebol, em setembro está planejado um torneio que pode levar o campeão a disputar um interestadual no Rio Grande do Sul no mês seguinte.
A equipe convida todos os interessados em conhecer e até mesmo praticar a modalidade para acompanhar os treinamentos. O ambiente de treinos é um campo no Jardim Maluche, localizado na rua Francisco Sassi, próximo da praça.
Porque Brewers
O nome da equipe, Brusque Brewers, é inspirado na equipe americana Milwaukee Brewers. Brewers significa cervejeiros – aqueles que produzem cerveja – e foi uma homenagem da equipe à tradição dos cidadãos do Vale do Itajaí de produzir cerveja.